Publicado em segunda-feira, 30 de Abril de 2012 às 09:03:16 por Ozóide 1284
Na última sexta-feira, dia 27, aconteceu à abertura oficial do 1° Festival do Papagaio- Charão em Urupema. Na ocasião foram lançados os projetos da administração: Cidade Digital Antonio Martins Azevedo, Sistema de Monitoramento e Vigilância, novo site do município e Vídeo Turístico Institucional denominado Urupema nas Quatro Estações.
No sábado as atividades iniciaram com apresentação cultural do Coral Municipal Cantos da Serra, seguido de palestra sob o tema “O Papagaio-Charão na Serra Catarinense”, com a Bióloga Viviane do Projeto Charão da Universidade de Passo Fundo. No período da tarde palestra “Fotografando Aves” com o Professor, Fotógrafo e Ornitólogo João Quental do Rio de Janeiro que compartilhou experiências e trouxe dicas de como fazer uma boa foto de Aves. A partir das 15h30 os observadores de aves saíram a campo em busca da melhor foto do artista principal do evento, o Papagaio-charão.
Na avaliação do idealizador do evento Dário Lins o único ponto negativo do evento foi o clima chuvoso “para fotografar aves o sol é fundamental, explica, mas a organização do evento foi fantástica”, declarou. Dário explicou que no mundo existem cerca de 80 milhões de observadores de aves e Urupema tem recebido vários grupos de observadores que tem fotografado por aqui espécies raras. ”Na segunda edição do festival queremos colocar Urupema na mídia Internacional”, declarou.
[caption id="attachment_11855" align="aligncenter" width="550" caption="Foto vencedora"]

[/caption]
Resultado do Concurso Fotográfico Amador, tema “Aves da Serra Catarinense”:
1º Lugar: Luzia FabrePagani Paes (Papagaio charão)
2º Lugar: Lesther NorivalWerlichde Lins (Saíra-Preciosa)
3º Lugar: Rodrigo Nunes da Silva (Tiriva)
Informações Assessoria de Imprensa Urupema / Marilia Oliveira