O monumento de uma junta de bois arrastando um tronco de árvore e um homem puxando os animais simboliza a história, a redenção e a economia do município maior produtor de madeira e florestas Pesando algumas toneladas, o monumento custou R$ 40 mil e será inaugurado no início de junho.

O Portal Turístico de Otacílio Costa chama a atenção de quem passa pela SC-425. Dois grandes pilares de boas vindas e ao lado o monumento forçam os viajantes a parar para fotografar e observar a beleza de um passado que não volta mais.

O investimento total da obra iniciada em 2010, foi R$ 109 mil e contempla uma minipraça com bancos e toda iluminada. \"Hoje temos quase 40 mil hectares de florestas plantadas e mais de 500 hectares de florestas de eucaliptos. O volume cúbico de madeira do município é estimado em 5.6 milhões e sabemos que Otacílio Costa responde por mais da metade do estoque de madeira disponível em seu entorno. Isso justifica a homenagem com o portal turístico que vamos inaugurar\", diz o prefeito Denilson Padilha.

Esta semana, estão sendo colocadas as calçadas do portal. Também foi feita a pintura dos monumentos. As duas torres simbolizam as florestas. A parte mais difícil na execução do projeto, segundo o prefeito, foi a construção dos bois. \"Demandou muita perícia e habilidade do escultor José Cristóvão Batista. Criou os moldes e depois desenvolveu os projetos em separados. Foram três peças distintas que surpreenderam pela qualidade e a perfeição\", comentou Denilson Padilha.
De tempos em tempos será feita a manutenção dos monumentos. E desta forma, Otacílio Costa dá as boas vindas a quem chega do Alto Vale sentido à Serra Catarinense.

Informações Prefeitura de Otacílio Costa