Estruturar uma rede de solidariedade, unindo instituições públicas, privadas e de terceiro setor para prestação de serviços gratuitos relevantes para a população. Este é o principal objetivo da Ação Curitibanos 2012 que acontece neste sábado das 9h às 16h na EEB Casimiro de Abreu no município de Curitibanos. “É um movimento conjunto de instituições e profissionais voluntários que visa facilitar a todos os curitibanenses o acesso aos direitos essenciais”, explica o secretário de desenvolvimento Regional de Curitibanos, Luiz Fernando Popinhak França.

A Ação Curitibanos 2012 forma uma rede de atendimento que oferece serviços gratuitos de saúde coletiva, educação, lazer, na porta de entrada para a cidadania e todos os direitos associados a ela. Com o envolvimento de alunos colegiais e universitários, serão desenvolvidas atividades como aferição de pressão arterial, cálculo do índice de massa corporal, tipagem sanguínea, glicemia capilar, exame preventivo de colo e mama, higienização bucal, distribuição de preservativos, confecção de carteira de trabalho e certidão de nascimento.

Durante o evento também serão realizadas demonstração de separação do lixo (reciclagem), coleta de óleo de soja e material eletro eletrônico, orientações de prevenção de câncer de colo uterino e mama, de prevenção de DST/HIV e hepatites virais, orientação de controle do tabagismo, hipertensão e diabetes, do uso de gás de cozinha, além de atividades esportivas. Haverá ainda palestra sobre Câncer de Mama com doutor Fernando Vequi Martins (mastologista).