O Dia do Desafio teve início durante o rigoroso inverno canadense de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos. O prefeito da cidade sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. A ideia propunha que às 15 horas  todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo.

 

\"\"

Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio.

 

A ideia teve sequencia e o Dia do Desafio passou a ser realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo, e cresce em número de cidades e em total de participantes.  A cidade de Ponte Alta, mais uma vez participou  desta atividade física. Desta vez a equipe da Secretaria Municipal de Educação levou  o Dia do Desafio até as escolas do município,  iniciando com exercício de alongamentos. Em seguida todos os alunos foram convidados a dançarem algumas músicas a partir da demonstração da dança do Hip-Hop.

O Dia do Desafio contou com um número de 1.480 participantes em Ponte Alta, um grande sucesso.

Daivid Oliveira - Secretaria da Cultura de Ponte Alta