A ideia é contribuir para aumentar o estoque de sangue do hemocentro de Lages. “Nós consultamos os funcionários da Casa que foram favoráveis a ação, e vamos convidar também os vereadores, para que todos participem da campanha”, esclareceu o presidente do legislativo, vereador Anilton Freitas.

 

Com a chegada do inverno o estoque de sangue sofre uma baixa considerável. A causa, segundo a coordenadora do setor de captação de doadores do Hemosc Carmen Ramos Muniz, é que o frio afugenta as pessoas que tendem a se recolher em casa. Outro fato apontado por ela é com relação aos problemas de saúde típicos da estação mais fria do ano. “No inverno as pessoas sofrem mais com problemas respiratórios, infecções e outras doenças que impedem a doação de sangue”.

 

Para atender a demanda de oitocentas bolsas de sangue/mês, o hemocentro de Lages precisa de pelo menos mil candidatos/mês. Por isso, é tão importante a participação de empresas, instituições e grupos organizados. “São ações como esta, que os funcionários e vereadores estão dispostos a realizar que nós precisamos. Que sejam 10 ou 15 doadores, toda ajuda é bem vinda”, acrescentou Carmen.

 

A data para a doação ainda não foi marcada, mas deve acontecer nos próximos dias, e será feita em grupos.

 

Lize Borges - Asses. de Imprensa da Câmara de Lages