O Projeto Valores e Vivências no Contexto Social, da Secretaria de Educação de Lages, realizou uma Conferência sobre empreendedorismo nesta terça-feira (19/06), na sede da AABB. Alunos de 14 escolas municipais, das 22 que participam do projeto, estiveram presentes no encontro. Os professores de Educação Física, José Mescke e Ricardo Alencar Tondello, palestraram sobre o tema, mostrando a trajetória de vida deles e como é possível sair de uma escola pública para uma vida de sucessos e conquistas.

Valores como o planejamento e metas a serem buscadas foram repassada aos estudantes. “Queremos mostrar a eles todas as dificuldades que são enfrentadas na vida estudantil, desde a escola pública até chegar a uma formação acadêmica e também a importância de formar uma família”, comenta José Mescke.

O Projeto Valores e Vivências acontece nas unidades escolares há mais de dez anos através do Projeto de Atividades Culturais Complementares (PACC’s), sempre no contra turno escolar. O principal objetivo é resgatar valores éticos, morais, sociais e de cidadania, além de trabalhar a espiritualidade dos alunos, sempre respeitando todos os credos.

Os temas são trabalhados através de dinâmicas, textos, diálogos, filmes e oficinas uma vez por semana em cada escola. “Foi realizado um ‘Correio da Amizade’, onde os alunos puderam se comunicar com outras escolas e hoje sim poder se conhecer e estreitar o relacionamento”, explica uma das professoras Carmen Regina Rosar.

As Conferências e encontros entre as escolas acontecem em média três vezes ao ano, quando os alunos têm a oportunidade de se confraternizarem. Depois da palestra, um lanche foi servido a todos os participantes.

Informações Aline Tives / Secretaria de Educação Lages