Nesta quinta-feira, 21, o Governo de Santa Catarina, por meio da secretaria da Saúde e da secretaria de Desenvolvimento Regional de Lages, liberou R$ 200 mil para o hospital Frei Rogério, de Anita Garibaldi. O secretário regional Jurandi Agustini e o diretor geral da SDR, Juarez Mattos, foram até o hospital assinar o convênio com a associação que assumiu a parte administrativa.  Verba será aplicada na compra de medicamentos e no pagamento de funcionários.

 

O hospital é filantrópico, e oferece atendimento de suporte básico e emergencial. “O Governo vem sendo parceiro de entidades voltadas ao bem da população, e o hospital Frei Rogério facilita a vida dos moradores de Anita Garibaldi e das cidades vizinhas”, destaca o secretário regional.       

 

A instituição passou por sérias dificuldades financeiras recentemente. Chegou a se falar que poderia, inclusive, fechar as portas. Para o diretor geral da SDR, Juarez Mattos, a população perderia muito se isso tivesse acontecido, afinal, trata-se do único hospital da Região do Lagos. “São milhares de pessoas que usam os serviços e seriam prejudicadas. Por esse motivo, lideranças de vários segmentos reuniram esforços para reverter à situação”, diz o diretor.

 

A associação que assumiu o hospital está trabalhando para colocar as contas em dia. De acordo com o presidente, Anicieto Adelino Dutra, as parcerias serão fundamentais no processo. “Uma instituição filantrópica de saúde só se mantém em boas condições quando encontra interessados em ajudar.”