A Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, em parceria com a Prefeitura de Urubici, Conselho Municipal de Turismo, Pouserra e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de  São Joaquim estão elaborando uma proposta modelo de planejamento-ação para o desenvolvimento sustentável do turismo em Urubici. Durante reunião, realizada na Câmara de Vereadores na última semana, foram apresentadas algumas estratégias, com destaque para a parceria com SEBRAE, SENAC, SESC e EPAGRI a fim de suprir algumas demandas para estruturar o setor.

 

A reunião foi conduzida pela Diretora de Políticas Integradas do Lazer da SOL, Elisa Wypes San’t Ana de Liz. “Essa metodologia inovadora pretende ser uma referência em planejamento turístico para outros destinos de Santa Catarina”, destacou.

 

A secretária Regional, Solange  Pagani, acredita que o envolvimento de todos os atores no planejamento e discussão é fundamental para estruturar o setor. “O planejamento e a ação devem acontecer de forma conjunta e integrada, primeiro dentro do município e depois envolvendo toda a região”, afirmou. Solange destacou ainda que Urubici será o município piloto do projeto pelo fato do trade turístico possuir uma entidade organizada. “A intenção e estender essa ação para os demais municípios no futuro”, afirmou.

Participaram ainda das discussões o prefeito municipal, Adilson Jorge Costa, o presidente da Santur Sr. Valdir Valendowsky, o assessor do governador Sr. Gabriel Ribeiro, representantes da iniciativa privada, sociedade civil organizada, trade turístico e Sistema S (Senac, Sebrae e Sesc).

 

Nina Velho - Assess. de Imprensa da SDR de São Joaquim