Duas Consultas Públicas, já confirmadas para os dias 24 e 25 de julho, respectivamente nos municípios de Pinhal da Serra e Anita Garibaldi, serão realizadas pela BAESA e o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) com o objetivo de apresentar o Plano de Conservação Ambiental e de Usos da Água e do Entorno do Reservatório da Usina Hidrelétrica Barra Grande (PCAU). A intenção é debater com a população as melhores alternativas de uso do reservatório, desde atividades de recreação até projetos turísticos sustentáveis. A Consulta Pública do PCAU é uma atividade exigida pelo licenciamento ambiental federal conduzido pelo IBAMA.

As Consultas Públicas vão iniciar às 14 horas. As pessoas interessadas em participar das reuniões poderão se deslocar gratuitamente em ônibus que a BAESA colocará à disposição. Para a Consulta Pública do dia 24 de julho, na Câmara de Vereadores de Pinhal da Serra, ônibus sairá de Bom Jesus, passando pelas cidades de Vacaria e Esmeralda. No dia 25 de julho, no Centro de Educação Ambiental, em Anita Garibaldi, o ônibus vai sair de Lages, passando pelos municípios de Cerro Negro, Campo Belo do Sul e Capão Alto.

O PCAU é um documento que contém regras sobre a utilização do reservatório da Usina Hidrelétrica Barra Grande e de sua Área de Preservação Permanente (APP). Sua elaboração é feita envolvendo a comunidade e lideranças locais, seguindo as diretrizes do IBAMA e priorizando a preservação ambiental e o interesse coletivo.

Antes de aprovar o PCAU, o IBAMA que ouvir a população residente no entorno da Usina. Por isso, a participação da comunidade é fundamental. Para facilitar o acesso às informações, a BAESA vai deixar exemplares do PCAU nas prefeituras dos municípios lindeiros e também no Centro de Atendimento à População, em Anita Garibaldi. Outras informações serão repassadas por meio de material informativo, como folders, jornais, cartazes e programas de rádio.