Lages está entre os municípios que concluíram os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Social SC (Pronatec Social) e já é possível observar o resultado dos cursos de qualificação profissional: emprego. Em três cursos que já terminaram, 37% dos alunos estão empregados.

De 72 alunos dos cursos de costura, soldador Mig Mag, costureiro industrial noturno e camareira, 27 concluíram o curso e conseguiram trabalho. “Estes resultados são muito positivos porque mostram que os cursos facilitam a inserção no mercado de trabalho”, disse o secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), João José Cândido da Silva. Além de Lages, os municípios de Blumenau, Joinville, Brusque e Chapecó já têm turmas que concluíram cursos nesta modalidade.

A experiência foi positiva para os alunos que passaram pelos cursos do Pronatec Social. Maristela Jordão Lins fez o curso de costura industrial do vestuário no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) com 220h/aula e garantiu uma vaga em uma das empresas da região. “O curso me ajudou a conseguir um emprego com carteira assinada no setor de costura. Eu tentava uma oportunidade há sete anos”, disse. Maristela é uma das que fizeram a inscrição no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS.

Informações Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação