A festa mais tradicional e mais antiga da Serra Catarinense, a Mostra do Campo teve abertura oficial nesta sexta-feira sob aplausos de autoridades para o desfile dos agricultores e seus produtos da atividade familiar. Na 32ª edição, estimasse que o evento atraiu até domingo cerca de 20 mil pessoas, só na parte campeira mais de 200 equipes de laçadores compareceram.

O desfile típico de agricultores, tradicionalistas e convidados encantou a plateia no parque Municipal de Exposições. A credibilidade que conquistou a Mostra do Campo em mais de três décadas é o principal fator do sucesso. Tanto que a Associação dos Produtores Rurais é o principal apoiador do evento e ajuda inclusive a preparar a população para receber os visitantes.

\"\"

O presidente da associação Jonildo Tadeu de Oliveira, disse que Mostra do Campo é uma vitrine da economia do município. \"Isso justifica nosso empenho\", declarou. A rainha da festa Leandra Pessoa de Liz e as princesas Larissa da Costa Melo e Paloma Barcelos recepcionaram as autoridades e agradeceram ao secretário de Estado da Agricultura, João Rodrigues a liberação de R$ 60 mil do Estado para realização do evento.

\"\"

Para o agricultor e artesão Vilmar Rodrigues Ramos, 53 anos, a Mostra do Campo representa uma grande oportunidade para mostrar o que se produz no meio rural. \"Na minha propriedade plantamos de tudo. Moranga, batata-doce, aipim, fumo, cebola e hortaliças. Ainda faço peneira, cestos de taquara, cabo de ferramentas e até vassoura. Há 27 anos participo da Mostra do Campo e além de expor nossos produtos vendemos aos visitantes\", disse.

Informações Oneris Lopes / AMURES