A Diretoria de Vigilância Sanitária (DVS) da Secretaria de Estado da Saúde dá início, na segunda-feira, 16, à campanha “Complete o tanque só até o automático”, dirigida aos trabalhadores dos postos de gasolina que atuam direto com o abastecimento de veículos. O objetivo é orientar estes profissionais e também consumidores sobre os riscos à saúde provocados pelos vapores do combustível exalados quando o automóvel é abastecido acima do nível estabelecido pelos fabricantes.

Quando o abastecimento ultrapassa o nível detectado por um dispositivo automático instalado no bico da mangueira e o frentista aciona o modo manual, colocando mais combustível que o recomendado, ele entra em contato com vapores da gasolina como o benzeno, que é cancerígeno. Além dos riscos à saúde dos frentistas, isso provoca danos ao meio ambiente e à manutenção do veículo.

Para alertar a população sobre a importância do abastecimento correto é que a DVS idealizou essa campanha, que vai até o dia 21, e será realizada em Blumenau, Joinville, Chapecó, Criciúma e Lages (19 e 20/7), com o apoio dos centros de referência regionais de saúde do trabalhador de cada uma dessas cidades.

Informações Simoni Sartori /  Assessoria de Comunicação da Secretaria da Saúde