O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou, e o Correio Lageano publica, os nomes dos candidatos dos 18 municípios que compõem a Serra Catarinense. Nos últimos dias, os cartórios eleitorais trabalharam em regime de plantão para atualizar as listas. Com essa ação, os eleitores já podem conferir os nomes de todos os candidatos.

Na listagem do TSE a situação dos candidatos aparece como aguardando julgamento. Ou seja, depois que toda a documentação for avaliada e possíveis processos julgados, o candidato será declarado apto ou inapto.

A atualização dos dados mudou o cenário da disputa política em vários municípios da Serra Catarinense. Em Cerro Negro, por exemplo, onde aparecia somente o nome de Sirlei Kley Varela (PMDB), agora também aparece o candidato David Antunes de Lima (PSD). Ou seja, o pleito não será disputado com candidatura única.

Em Lages, os nomes dos candidatos Elizeu Mattos (PMDB) e Antonio Ceron (PSD) aparecem ao lado de Paulo Dellajustina (PDT), que na última versão ainda não constava na lista.

O número de candidatos a vereador também aumentou em Lages, agora 218 disputam uma das 19 vagas na Câmara de Vereadores. São mais de 11 candidatos por vaga, o que numericamente torna a disputa a mais difícil da região.

Seguindo o mesmo raciocínio Otacílio Costa terá uma disputa apertada com 72 candidatos para 11 vagas, uma relação de 6,5 candidatos por vaga. Bocaina do Sul tem 58 candidatos para nove vagas, uma relação de 6,4 candidatos por vaga.

Na outra extremidade da tabela, também analisando somente os números, a disputa em Urupema será a mais tranquila. São 23 candidatos disputando as noves vagas da Câmara de Vereadores. Na divisão são apenas 2,55 candidatos por vaga. É claro que além dos números, outros fatores contribuem para os resultados nas urnas.

Informações CLMais

Clique aqui e confira a lista do TER-SC