A BAESA é uma das vencedoras do Prêmio Empresa Cidadã 2012, promovido pela ADVB-SC (Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seccional Santa Catarina). O case “Programa Comunidade Saudável” foi selecionado na categoria Participação Comunitária, assegurando, pela sétima vez, a conquista do prêmio e consolidando a BAESA como a empresa com atuação no estado catarinense que mais recebeu tal reconhecimento. Além da edição deste ano, a empresa foi premiada em 2005, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2011. A cerimônia de premiação está marcada para o dia 16 de agosto na Pousada Rural do SESC, em Lages.

O case “Programa Comunidade Saudável” relata as ações desenvolvidas pela BAESA com o objetivo de melhorar as condições de saúde dos municípios da área de abrangência da Usina Hidrelétrica Barra Grande. Lançado em 2005, o programa adotou duas estratégias bem específicas para melhorar o desempenho da área da saúde: aplicar recursos em melhorias em hospitais e postos de saúde e também desenvolver atividades de conscientização sobre saúde preventiva, planejamento familiar e combate à mortalidade infantil e à desnutrição.

Passados sete anos, os resultados são visíveis. Segundo o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), os municípios da Região dos Lagos melhoraram muito o desempenho na área da saúde. O melhor exemplo é Cerro Negro, cujo IFDM era de 0,5185, em 2000, e saltou para 0,8191, em 2009.

O IFDM é um estudo realizado anualmente pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento dos 5.564 municípios brasileiros nessas três áreas. O índice varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da cidade.

 

Foto: Fórum sobre Estratégia de Saúde da Família é uma das ações de conscientização sobre saúde preventiva realizadas pelo Programa Comunidade Saudável.

 

Enviado por Rafael Masselli - Asses. de Imprensa da BAESA