Os candidatos à Prefeitura de Lages, Antônio Ceron (coligação Lages em 1º lugar), Elizeu Mattos (Todos por uma Lages Feliz) e Paulo Dellajustina (PDT) participaram neste sábado (21/07), na TV Araucária (canal 13), do 1º debate entre os postulantes ao cargo de Prefeito da cidade. A iniciativa partiu das várias empresas do SCC (TV Araucária, Rádio Clube, Rádio CBN e SBT-SC), em parceria com o Jornal Correio Lageano, Rádio 101 FM e portal de notícias CL +. O grande objetivo, de acordo com os organizadores, foi oportunizar aos eleitores de Lages um maior conhecimento das propostas, idéias e ações que os três candidatos pretendem implementar caso consigam êxito nas urnas no dia 07 de outubro.

 \"\"

O debate durou 1h30min., das 12h30min. às 14 horas. Teve como apresentador o comunicador J. Amarante (Dico) e como moderadores os jornalistas Edson Varela (SCC) e Olivete Salmória (Correio Lageano). Cada um dos candidatos obteve autorização para  levar apenas um assessor e/ou coordenador de campanha até os estúdios (o espaço era pequeno e poderia atrapalhar o trabalho dos técnicos e jornalistas que cobriam o evento pelas várias emissores e veículos participantes).  Os candidatos a vereador, bem como outros correligionários, ficaram do lado de fora do prédio ouvindo o debate pelas emissoras de rádio. Roberto Amaral, presidente do SCC, e Isabel Cristina Baggio, do Correio Lageano, acompanharam o debate num estúdio anexo, no mesmo prédio - foto abaixo).  

 \"\"

Nos dois primeiros blocos, os candidatos fizeram perguntas entre si. Cada candidato fez e respondeu a duas diferentes perguntas, com direito à réplica e tréplica. No último bloco, foram respondidas pelos três candidatos perguntas enviadas pelos eleitores. Embora um pouco nervosos e atrapalhados pela primeira grande aparição e exposição na mídia nestas eleições – e apesar do pouco tempo para as respostas (no máximo 1 minuto e 30 segundos), os candidatos abordaram vários temas e assuntos, como: saúde, educação, cultura, transparência na administração, avaliação da atual administração, geração de empregos, segurança pública, turismo,  infraestrutura (falta de aeroporto com vôos regulares, por exemplo), entre outros.

 \"\"

Ficou latente para quem ouviu ou assistiu que Elizeu Mattos é candidato de oposição à atual administração.  “Atualmente, a Prefeitura de Lages administra de costas para o povo. Nós vamos mudar isso”, deixou claro Elizeu Mattos. Antônio Ceron, por sua vez, deixou bastante claro sua proximidade e amizade com o governador Colombo. E também reforçou sua experiência e anos de preparo para pleitear o cargo de prefeito da cidade. Por sua vez, Elizeu respondia que também tem experiência e apoio do Governador (a quem o PMDB ajudou a eleger governador em 2010), bem como em nível federal (o PMDB tem o vice-Presidente da República). Dellajustina, que ainda não sabe se sua candidatura será aceita pela Justiça Eleitoral (tem problemas com seu partido, o PDT)  centrou suas falas na questão da segurança pública e na necessidade da Prefeitura ser mais ágil e transparente em suas ações.

\"\"

Possivelmente no dia 30 de setembro, poucos dias antes das eleições de 7 de outubro, haverá um novo debate entre os candidatos à Prefeitura de Lages.

\"\"

\"\"

Fotos acima: Edson Varela e Olivete Salmória - Mediadores - Abaixo: DIco (apresentador do debate).

Texto e fotos: Loreno Siega - Assessoria de Imprensa do SCC em Lages