Mais de 3 mil pessoas devem participar da segunda edição da Operação Cidadania, no próximo sábado (28), das 13h às 18h, no bairro Santa Catarina, promovida pela Polícia Militar (PM) Comunitária de Lages, com apoio dos dez Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs), que são representantes da PM nos bairros de Lages. O Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano), executado em Lages pelas Secretarias do Trabalho e Geração de Renda, e da Educação, será divulgado à comunidade neste dia.

A estimativa de público em frente ao Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) no sábado é da Polícia Comunitária, que pretende oferecer, juntamente com 22 entidades, diversos tipos de serviço e recreação, a exemplo da primeira operação, realizada no bairro Santa Mônica, no dia 19 de maio, em que cerca de 1.500 pessoas aproveitaram o dia para cortar o cabelo, receber orientações sobre segurança doméstica, cantar, dançar, se divertir, entre outros. Na primeira operação 15 instituições participaram, sinal de que, a cada evento, mais órgãos se juntam em favor de esclarecer e entreter a população.

O Projovem Urbano será divulgado entre a comunidade, e serão realizadas matrículas dos jovens interessados em concluir o ensino fundamental e se qualificar profissionalmente nas áreas de alimentação, vestuário ou operador de computador (através do Programa Nacional de Acesso ao Emprego e ao Ensino Técnico - Pronatec). São jovens entre 18 e 29 anos, que irão estudar gratuitamente, receber R$ 100,00 durante 18 meses, desconto de 50% sobre o valor da tarifa de ônibus, lanche, material didático e escolar, e usufruir da sala de acolhimento para os filhos entre zero e oito anos.

Informações Daniele Mendes de Melo