Planos de governo dos prefeituráveis lageanos estão disponíveis na internet, no site do Tribunal Superior Eleitoral

 

O TSE tem publicado as propostas de governo dos candidatos a prefeito. A elaboração e o conteúdo é dos próprios partidos e pode ser acessado via internet através do DivulgaCand2012, um aplicativo online do TSE (http://divulgacand2012.tse.jus.br).

  

A proposta de Antônio Ceron (PSD) é baseada em quatro princípios: desenvolvimento econômico; humanização dos serviços da saúde; infraestrutura e; educação de qualidade.

Já a proposta de Paulo Dellajustina (PDT) é baseada na garantia dos direitos fundamentais do cidadão. A ideia do candidato é criar um sistema de desenvolvimento municipal dentro de um planejamento estratégico, priorizando todas as áreas sociais.

 

 Já Elizeu Mattos (PMDB) centra sua proposta em uma filosofia de governo, que objetiva a realização pessoal e profissional do lageano. O candidato baseia sua proposta em uma “forma de busca da felicidade do povo”, onde conceitua a felicidade com citações de Confúcio, Dalai Lama, Epicuro, Jesus Cristo, Maomé, entre outros. A ideia, como um todo é a valorização do lageano.

Cultura

Antônio Ceron

Parceria com os empreendedores culturais para o resgate e fortalecimento de eventos culturais tradicionais em Lages. Reforma de prédios históricos e escolas tradicionais.

 

Coronel Dellajustina

 Não menciona.

 

Elizeu Mattos

 Resgate da cultura lageana. Valorização de artesãos.

  

Educação

Antônio Ceron

Zerar a demanda por vagas em creche. Controle de qualidade no transporte e alimentação. Distribuição de uniformes. Valorizar o profissional da educação.

Coronel Dellajustina

Política de desenvolvimento da qualificação profissional, através de parcerias com entes federativos e iniciativa privada.

Elizeu Mattos

Humanização do atendimento. Elaboração de política de ações, com foco em pessoas excluídas do atendimenhto educacional.

Saúde

Antônio Ceron

 Humanização do  atendimento, com a qualificação dos profissionais da saúde; fim definitivo das filas de espera; contratação de novos profissionais; fiscalização pessoal do Prefeito Municipal. Transformação de Lages em polo de referência regional, com a instalação de exames de alta complexidade. Viabilização de estrutura para cirurgias cardíacas.

Coronel Dellajustina

Informatizar o Sistema Municipal de Saúde, interligando com os CRAS, para agilizar o atendimento. Contratar médicos, especialistas e dentistas, além de desenvolver projetos de saneamento básico.

Elizeu Mattos

Humanização no atendimento à população.

 

Geração de empregos

 

Antônio Ceron

 Atração de novas empresas e apoio às empresas locais, através de políticas de incentivo econômico; abertura de novas vagas de trabalho, com a instalação de novas empresas; capacitação de mão de obra local, através do agrupamento de cursos profissionalizantes.

Coronel Dellajustina

 Não menciona.

Elizeu Mattos

Ações de fomento aos empreendedores estabelecidos em Lages, para crescimento, com absorção da mão de obra local e busca de novos empreendimentos geradores de emprego e renda. Priorização para população excluída, bem como qualificação da mão de obra para o empresário local.

Infraestrutura

Antônio Ceron

Calçamento das vias públicas nos bairros; Criação de patrulha 24 horas para manutenção e reparo das vias públicas; Controle na conclusão de obras públicas, com a fiscalização pessoal do Prefeito Municipal. Construção de praças de esporte e reforma de prédios históricos.

Coronel Dellajustina

Não especifica uma política para infraestrutura. Menciona a melhoria da infraestrutura do sistema de saúde, implantação de sistema de tratamento de esgoto sanitário e criação de novos condomínios habitacionais em parceria com governos federal e municipal.

Elizeu Mattos

Política de priorização de obras de atendimento às maiorias necessitadas, com atendimento de saneamento básico e estruturação viária eficiente. Gestão no acompanhamento das obras, no respeito à data de inicio e da conclusão da obra. Há no fim do documento uma disposição final: “o Plano de Obras será editado após elaboração de estudos técnicos de cada setor, para priorizar os atos de execução”.

Outras propostas:

Ceron

Apoio total ao esporte amador; Parceria com a iniciativa privada para o fortalecimento do futebol profissional.
 

Desenvolver programas de ação social. Criar um conselho de administração. Implantar um sistema de atendimento direto ao cidadão na área da segurança. Reestruturação da Secretaria Municipal da Segurança.

 

Elizeu

Valorizar a autoestima do lageano. Dar prioridade às maiorias marginalizadas. Participação do cidadão no Plano de Ação Governamental e orçamento participativo.

Informações - Jornal Correio Lageano