O segundo fim de semana do Viva Serra Festival de Inverno será um misto de tudo o que se gosta de fazer. Aventura, brincadeira de criança, espetáculo circense, mostra cultural, teatro, show religioso, tradicionalismo e gastronomia típica pontilham o evento, que busca fortalecer o turismo na região mais fria e uma das mais belas do Brasil.

Neste segundo fim de semana, as atividades começaram já na manhã desta sexta-feira, com uma expedição à Acolhida da Colônia, projeto surgido em 1987, na França, e que chegou ao Brasil em 1998 com o objetivo de valorizar o modo de vida no campo por meio do agroturismo ecológico.

A visitação será em Urubici, onde também ocorrerá, à noite, um show regional com o músico Rafael Capistrano. Ainda de noite, já na vizinha São Joaquim, outro show regional com a dupla Jeferson e Guilherme dará sequência à proposta de dar espaço aos artistas locais.

SÁBADO

No sábado, logo cedo dois eventos atraem os apegados à aventura e à natureza. Em Urubici, uma pedalada reunirá famílias; em São Joaquim, os apaixonados por quadriciclos e motocicletas se encontram para percorrer uma trilha de 90 quilômetros.

Ainda no sábado, em São Joaquim, uma oficina de pipas, que culmina em um festival no domingo, movimenta os mais novos e dispara a nostalgia dos adultos ao colorir o céu. Também na cidade, shows com artistas regionais e uma visita à festejada vinícola Villa Francioni completam a programação.

Em Lages, um workshop e um jantar com o chef Ricardo Teruchkin, uma mostra cultural com artistas serranos e um espetáculo circense com o Grupo Tholl serão as atrações do sábado. Em Urubici, a principal atração, além da pedalada, será o show nacional com o Padre Antonio Maria, a partir das 20h, na arena montada na praça da igreja matriz.

Em São Joaquim, o segundo fim de semana do Viva Serra Festival de Inverno encerrará o domingo com a apresentação da Invernada Artística do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Minuano Catarinense.

Em Urubici, a encenação teatral O Semeador e o DJ André serão as atrações do domingo, e um workshop com o tema \"Excelência no atendimento\", a da segunda. O mesmo evento se repete em Lages, na quarta-feira.

O evento é realizado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarinense (FCDL/SC), com apoio do governo do Estado, Secretaria de Estado de Turismo Cultura e Esporte, por meio do Funturismo, e apoio institucional do Serra Catarinense Convention e Visitors Bureau (SCCVB).

PROGRAMAÇÃO

Lages
Sábado

9h às 17h: Mostra Cultural na praça da Catedral
16h às 18h: Workshop gastronômico com o chef Ricardo Teruchkin, no P4 Lounge Beer
20h: Jantar (Paella Viva Serra) assinado por Ricardo Teruchkin, no P4 Lounge Beer
20h: Grupo Tholl _ Espetáculo Imagem e Sonho, na praça da Catedral

São Joaquim
Sexta-feira

19h: Show regional com Jeferson e Guilherme, na arena

Sábado

9h: Encontro de quadriciclos, saída do Snow Valley
9h às 18h: Oficina de pipas (inscrições no Recanto do Turista)
15h30min: Visita à Vinícola Villa Francioni, degustação de azeite da Paganini, harmonização com vinhos e degustação de queijo Grana Padano da Granmestri (vagas limitadas, inscrições e saída a partir da arena)
19h: Show regional com Os Boêmios e Black Ice, na arena

Domingo

9h às 12h: Festival de pipa na Escola Martinho de Haro (inscrições na arena da Praça Cesário Amarante e na secretaria da escola)
17h: Apresentação da Invernada Artística do CTG Minuano Catarinense, na arena.

Urubici
Sexta-feira

9h: Turismo Pedagógico na Acolhida da Colônia (retorno às 11h)
19h: Show regional com Rafael Capistrano, na arena

Sábado

9h: Pedalada em família (retorno às 16h)
20h: Show com o Padre Antonio Maria, na arena da praça da Igreja Matriz

Domingo

17h: Apresentação teatral O Semeador, na arena

Informações Pablo Gomes / Diário Catarinense / Foto Marcos Vargas