No dia 11 de agosto, durante o 5º Encontro da Imprensa Catarinense, o jornalista e escritor lageano Névio Santana Fernandes recebeu uma homenagem da Associação Catarinense de Imprensa (ACI) pelos 57 anos de serviços prestados ao jornalismo no estado. A solenidade aconteceu em Chapecó e foi alusiva aos 80 anos da ACI e aos 181 anos da imprensa em Santa Catarina.

Para celebrar tal ocasião e homenagear o decano da imprensa serrana, o vereador Elói Bassin (PP) entregou nesta segunda-feira (20) uma placa de reconhecimento pelo brilhantismo de Névio Fernandes. O proponente disse que o trabalho do homenageado é parte fundamental da história de Lages e que seus escritos ainda continuam a inspirar devido aos bons valores que são repassados à sociedade.

Nascido em 20 de junho de 1934, Névio Fernandes descobriu o ofício de jornalista logo cedo e aos 13 anos já redigia um semanário denominado A Cidade. Aos 22 anos ingressou no Correio Lageano, onde foi editor-chefe do jornal por quase 40 anos. Após deixar a redação, se dedicou a colaborar com o diário com colunas sobre o cotidiano. De 1983 para cá já foram quase nove mil artigos direcionados a todos os lageanos. “Escrever é a prática da inteligência. Procuro estar sempre aprendendo, pois todos os dias surgem amigos, novidades, surpresas que me motivam a escrever ainda mais”, comentou.