Camoça hoje e vai até domingo (26/08) a Mostra Sesc de Dança, com espetáculos, oficinas e debates. Com programação gratuita, o evento ocorre no Centro de Eventos da Pousada Rural SESC de Lages. O Teatro Bolshoi fará o espetáculo de abertura, no primeiro dia do evento, às 20h. Os ingressos para as apresentações devem ser retirados na Unidade SESC em Lages, da mesma forma como as inscrições para as oficinas.

PROGRAMAÇÃO

Dia 24/08 – sexta-feira

 

Espetáculo: “O que se espera” - Alunos da Escola do Teatro Bolshoi  no Brasil – Joinville/SC

Horário: 20h

Espetáculo de dança e teatro com alunos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, e direção de Sabrina Lermen. Baseado em uma pesquisa séria e profunda que compartilha com a plateia questões divergentes como “o que se espera?”, “o que é saudades?” e “do que precisamos?”. Textos, vídeos e imagens projetadas se fundem com a ação dançada. A construção e desconstrução imagética criam uma narrativa onde o imaginário do espectador é convidado a participar. O espetáculo compartilha o resultado das pesquisas realizadas com crianças sobre as questões já referidas.

 

Sobre o processo criativo do espetáculo:

A diretora Sabrina Lermen acredita que, atualmente, a dramaturgia da maioria dos espetáculos apresenta acentuado grau de hibridismo em relação aos traços estilísticos e a própria linguagem escolhida. Isto é resultado também da construção colaborativa da obra. Acrescenta que o espetáculo “O que se espera?” nasceu a partir de diversos estímulos criativos, como: criação a partir da metamorfose das palavras e dos objetos, jogos linguísticos, escrita criativa, criação de cenas a partir de perguntas divergentes, entre outros. Todos os integrantes participaram com o mesmo grau de importância na construção do espetáculo, todos opinaram e compartilharam suas criações.

 

Dia 25/08 – sábado

 

Oficina: Danças-Acontecimentos, com Jussara Xavier

Horários: 8h30, 10h30 e 15h

A oficina aborda a execução e criação de movimentos, enfatizando o corpo em relação ao tempo, espaço, peso e sensações. O objetivo é ampliar o potencial perceptivo e expressivo do corpo, propiciando a descoberta da dança como ação conectiva e do indivíduo como corporeidade em permanente transformação.

 

Oficina: Ludicidade em Cena, com Sabrina Lernen

Horários: 8h30 e 10h30

Objetivos: Desenvolver e estimular aspectos que despertam as potencialidades expressivas do corpo psicofísico, pensando corporeidade. A sensibilidade e a expressão. Colaboração da arte para o desenvolvimento da criatividade.

Conteúdos: Corporeidade sensível, estimular o corpo psicofísico sensível para a criação através de dinâmicas que integrem todos os sentidos. Oportunizar aos participantes um aprimoramento acerca da expressividade corporal e vocal (O corpo sonoro). Dinâmicas de movimentação (percepção e modulação das qualidades do movimento corporal e vocal). Aprimorar a sensibilidade através de exercícios criativos.

 

Oficina: Dança Criativa, com Sabrina Lernen

Horário: 15h

O curso em dança criativa oportuniza o contato com a Análise do Movimento de Laban, que servirá de material para criação de inúmeras coreografias através de processos criativos.

Conteúdo: A análise do movimento de Laban descreve e compreende o movimento através de seus quatros fatores componentes, que se subdividem nos seguintes elementos: força/peso; tempo; espaço; e fluência. Relaciona as influências recíprocas entre as ações corporais e os processos emocionais e mentais. O movimento é o resultado da atuação dos quatro fatores, cada um variando quantitativamente entre seus pólos opostos. Apenas a combinação dos elementos é que os torna significativos, pois todos os fatores do movimento ocorrem simultaneamente.

 

Video-dança – 17h

Mostra de Dança - 18h – com grupos de dança do SESC de Lages e Laguna, grupos das escolas de dança de Lages e  Otacílio Costa.

 

Dia 26/08 - domingo

Painel “A Dança em Santa Catarina” – 9h às 11h

Espetáculo de encerramento - 11h30 – Barbicacho Dança Show – Lages/SC  com  o espetáculo “Sapateados e Sarandeios