Nesta quinta-feira, 30, a SDR Lages entregou o Plano de Desenvolvimento Regional à secretaria de Estado do Planejamento. O documento fará parte do Plano Catarinense de Desenvolvimento (PCD) – assim como os PDR das demais secretarias regionais – e servirá como base para a aplicação dos recursos estaduais nos próximos 15 anos.

A entrega foi feita pelo secretário regional de Lages, Jurandi Agustini, ao secretário de Planejamento, Filipe Mello, na SDR, após reunião de trabalho sobre a Operação Cidadania. “O objetivo do Governo é executar ações respeitando as peculiaridades e os anseios de cada região, e o plano serve para conduzir esse objetivo”, diz Filipe Mello.

A SDR Lages elaborou o PDR nos últimos quatro meses. Durante esse período, os órgãos do Estado que atendem a região ouviram representantes de vários segmentos, como poderes municipais (executivo e legislativo), entidades filantrópicas, associações, fundações, conselhos e iniciativa privada, a fim de ouvir os principais “Conversamos com as lideranças, pois elas estão mais próximas de determinados grupos e sabem o que as pessoas reivindicam. Em outras palavras, o plano foi elaborado por representantes da sociedade”, diz o secretário regional.

Constam no PDR projetos ligados saúde, educação, meio ambiente, segurança pública, desenvolvimento econômico sustentável, turismo, esporte, cultura, saneamento básico, geração de energia, infraestrutura, assistência social, agricultura, geração de emprego, cidadania e lazer.

Fábio Ramos - Assess. de Imprensa da SDR de Lages