A noite da quarta-feira (12/09) foi especial para um grupo de 54 jovens estudantes de Lages, 27 da Escola Estadual Nossa Senhora do Rosário (2º. Ano do Ensino Médio) e 27  do Pronatec – de várias escolas estaduais – que fazem no SENAI de Lages um curso gratuito  de Automação Industrial.

\"\"


No auditório lotado da  ACIL, com a presença do Diretor Executivo da Jr. Achievement em SC,  Evando Carlos Badin;  da coordenadora local do programa, Rubia Cossio;   integrantes da Câmara da Mulher Empresária da  ACIL;  voluntários do programa  e empresas apoiadoras  aconteceu a formatura das duas turmas. Eles participaram neste ano do Programa Miniempresas da Jr. Achievement em Lages.

                Durante 15 semanas, ao longo deste ano – com orientação de empresários voluntários da Jr. Achievement,  os dois grupos de jovens definiram  um produto a ser produzido e comercializado, levantaram o capital social para iniciar o empreendimento, organizaram a administração da empresa elegendo um presidente e seus vários diretores, compraram as matérias-primas, pagaram salários e comissões, recolheram os devidos encargos e impostos. E no final dos 15 encontros, as duas empresas foram encerradas e seu resultado financeiro foi dividido entre os acionistas. O valor correspondente aos encargos e impostos – que nas duas empresas totalizou R$ 1.579,37, foram doados a instituições beneficentes de Lages(Irmandade N. Sra. das Graças e Cruzada Espírita de Evangelização Educacional).

Os produtos de cada empresa

\"\"A empresa formada pelo grupo de alunos da Escola N. Sra. do Rosário  foi denominada New Vision. E produziu mouse pads de borracha, a partir de  pneus reciclados.  Já o grupo do SENAI – denominado J. Achievers (Jovens em Ação) – produziu brincos de latas metálicas recicladas e também bottons. “A Júnior Achievement atua há 15 anos em Santa Catarina. E o principal objetivo é ensinar os jovens a serem empresários na prática. São diversos módulos, cada qual para a idade certa. E um dos programas é o da Miniempresa. Aqui em Lages, foram dois grupos. Esses meninos e meninas com certeza hoje sabem muito bem o que envolve e o que precisa para ser empresário. Muitos dos atuais empresários não tiveram essa oportunidade na vida”, contou Evandro Carlos Badin, Diretor Executivo da Jr. Achievement em SC.

\"\"

No evento de ontem à noite, na  ACIL, foram homenageados todos os  professores/monitores voluntários que participaram do programa, além das empresas apoiadoras e a ACIL. E também os destaques das duas miniempresas. A aluna Paloma Lima Garcia, presidente da miniempresa New Vision (Escola N. Sra. do Rosário) e o aluno Elias dos Santos Rosa Jr. (do SENAI) foram os presidentes das respectivas empresas. Os dois se manifestaram no final do evento. Também foram  homenageados os alunos destaques das duas miniempresas, Marcus Vinicius Rivarola (J. Achievers) e Estevão Alves Barbosa dos Santos (New Vision), além dos destaques em vendas, Deivid Souza (J. Achievers) e Caroline Moraes Coelho (New Vision).

 Loreno Siega - Assess. de Imprensa da ACIL