A unidade do SENAI/Lages de Santa Catarina, fará o lançamento oficial do Simulador de colheita florestal durante a feira Florestal&Biomassa, que acontece de 19 a 21 de setembro em Lages.Trata-se de um curso especializado em simulação de máquinas de Harvester, Forwarder e FellerBuncher.

A Harvester tem a função de cortar, derrubar, descascar, desgalhar e traçar a árvore. A Farward transporta o volume de tora de dentro do talhão para o estaleiro mais próximo ou carrega o caminhão para o transporte até a empresa. A FellerBuncher também tem a função de derrubar a árvore.

O instrutor Antonio José Kirch, explica que o projeto levou dois anos e meio para ficar pronto e se trata de um software que parece vídeo game, permitindo o aprendizado por meio de atividades virtuais na tela do computador. \"Com o software, o aluno faz o primeiro contato com a máquina. Ele fixa o conhecimento e adquire as primeiras habilidades em todos os tipos de terreno, que posteriormente, serão aprimoradas na máquina real\".

Informações Cris Menegon / Assessoria de Imprensa