Semana dedicada a contação de histórias e causos. Além das contações, haverá atividades paralelas com oficina literária, guia de leitura, intervenções teatrais, poéticas e visuais.

A Maratona de Contos abriu oficialmente na manhã desta segunda-feira (17/09) às 10h na E.E.B Vidal Ramos Júnior de Lages com apresentação do Grupo Cultural Roda Vida (Florianópolis) com o espetáculo “Tambôbrincá”  que também será apresentado às 15h30 na E. M. Teresa Lemos Preto em Curitibanos.

No período de 17 a 21/09 o evento será desenvolvido no SESC e nas escolas públicas de Lages - 21/09 no calçadão da Praça João Costa das 09h às 17h oficinas de poesias e instalação das árvores dos poemas com a artista plástica e escritora Marilda Wolff que durante a semana também estará desenvolvendo as oficinas nas escolas envolvidas, intervenções poéticas teatrais e visuais com atores e artistas locais. O guia de leitura com Gelson Bini (Jaraguá do Sul) será um misto de guia de leitura e contação de histórias para crianças, adolescentes e adultos.

Além dos contadores de histórias que atuam em Lages sob coordenação de Elen Werner e Ivone Balzan, o encerramento da Maratona contará com a participação de Clara Haddad (Portugal) através do projeto Baú de Histórias com apresentação do espetáculo para adultos “A Sombra do Baobá” dia 22/09 às 20h e no dia 23/09 às 16h com o espetáculo infantil “Balaio de Histórias” ambos no teatro do SESC – Entrada franca.

Clara Haddad, dia 21/09 – 18h às 22h e 22/09 – 8h às 12h  estará ministrando oficina de contação de histórias no teatro do SESC para contadores de histórias e interessados, vagas limitadas.

A Maratona de Contos está aberta para que as pessoas interessadas em contar histórias e causos possam contribuir para com o sucesso do evento como contadores voluntários. Portanto, transeuntes de todas as idades terão a oportunidade de contar suas histórias e causos, tendo em vista que a praça pública “calçadão” é um local de passagem de crianças passeando com os pais, jovens e adultos. Sendo assim, o evento tem como prioridade o encontro entre gerações, unindo crianças, jovens e idosos em um único propósito, ouvir, contar histórias e aproximar os grupos através da parceria e respeito mútuo entre as diferentes faixas etárias.

Informações Rudimar Cifuentes / Sesc Lages