O Mundo SENAI 2012 começou nesta manhã (26/09). E termina nesta sexta-feira (28/09) na unidade de Lages. Neste período, centenas  de estudantes de outras escolas estão tendo a oportunidade de conhecer a unidade, seus laboratórios, ter orientação profissional, acompanhar apresentações artísticas e demonstrações do uso de equipamentos e ferramentas.

\"\"

 O SENAI está realizando, de hoje pela manhã (26/09) até a próxima sexta-feira (28/09), em todas as suas unidades no país, o Mundo SENAI, evento que tem o objetivo de mostrar o universo da educação profissional à comunidade. A proposta é mostrar tecnologias, modelos de educação profissional e projetos desenvolvidos por estudantes e professores  da instituição. O evento é dirigido à comunidade em geral, em especial a alunos jovens de outras escolas que possam se interessar por uma carreira na indústria, seus familiares, empresários e a alunos (atuais e que já concluíram seus cursos) da entidade.

\"\"

 As carreiras na indústria podem não ser muito conhecidas, mas se mostram mais promissoras que diversas profissões universitárias. “Quem tem um curso técnico ou sabe de fato exercer uma profissão hoje está bem empregado. E em Lages, especialmente, vamos precisar de muita gente como vocês jovens porque temos anúncios de muitas empresas e empregos que estão vindo”, lembrou o Diretor da Unidade do SENAI de Lages, Telmo Altair Coelho, na abertura do Mundo SENAI hoje pela manhã.

\"\"

 Estudos recentes do SENAI Nacional demonstram que:

- Para a  indústria de Santa Catarina continuar crescendo no ritmo esperado até 2015  será preciso contar com um contingente de 461,5 mil trabalhadores com formação profissional adequada, segundo o Mapa do Trabalho Industrial 2012;

- A remuneração média de admissão dos trabalhadores das 21 ocupações técnicas mais demandas pela indústria é de R$ 2.085,57, valor superior ao que recebem muitos profissionais com nível superior nessas unidades da federação.

\"\"

O Mundo SENAI é uma oportunidade de estudantes, profissionais e empresários conhecerem o trabalho que é realizado no SENAI por meio de visitas guiadas às instalações, mostras de projetos, palestras e minicursos. O evento reunirá ainda alunos e ex-alunos da instituição (amanhã à noite - que poderão compartilhar suas experiências) e empresários(as) da ACIL (hoje à noite – para conhecer a unidade).

\"\"

Além de se familiarizarem com o ambiente e as perspectivas do setor industrial, os visitantes também receberão o Guia das Profissões Industriais, que traz informações sobre as 20 principais áreas do setor produtivo de Santa Catarina, aponta tendências do mercado de trabalho e indica opções de educação profissional. A intenção é de auxiliar os jovens a escolherem suas carreiras a partir de um leque maior de opções.

 Mostras Tecnológicas e Agendamento de Visitas

 Outra atração são  as mostras tecnológicas, com projetos desenvolvidos por alunos. Os trabalhos realizados  mostram a habilidade dos estudantes de aplicar a teoria na prática e propor soluções para a indústria e facilitar o cotidiano da sociedade.

 \"\"

As escolas de Lages que ainda não agendaram visitas ao  SENAI e têm interesse em levar seus alunos no Mundo SENAI 2012 (especialmente do 8º e  9º anos do Ensino Fundamental – além do Ensino Médio), poderão entrar em contato com a unidade de Lages pelo telefone 49-3221-3800. Um ônibus será enviado até a escola para  buscar e devolver esses alunos gratuitamente.

 \"\"

Assessoria de Imprensa do  SENAI de SC – Com apoio local