Brinquedos, roupas e eletrônicos serão os presentes preferidos dos catarinenses para o Dia das Crianças, segundo projeção da Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL SC). O comércio catarinense aposta em um crescimento de 4% nas vendas em relação ao ano passado e estima que o consumidor gaste entre R$50 e R$ 100 com o presente.

“Essa expectativa mostra uma leve recuperação do setor neste segundo semestre. Isso já aconteceu no Dia dos Pais”, afirma Sergio Medeiros, presidente da FCDL SC. Na data, houve um aumento 4,23% nas vendas em relação ao mesmo período do ano anterior, um pouco acima do que estimava a entidade (4%).

Em função também da redução de juros, a FCDL SC acredita que as vendas sigam equilibradas nos próximos três meses, gerando um comércio aquecido tanto em dias comuns quanto em datas comemorativas, diferente do panorama do primeiro semestre do ano. Para Medeiros, isto pode fazer com que o comércio estadual feche 2012 com aumento nas vendas de no máximo 3% em relação a 2011. Para o Natal, o otimismo do comércio é maior e a entidade calcula aumento nas vendas em torno de 5%.

Informações Marco Antonio Zanfra