MUNDO SENAI 2012:

Falando a ex-alunos do SENAI de Lages na noite desta quinta-feira (27/09), no evento denominado Mundo SENAI 2012, o Secretário de Trabalho e Renda de Lages, Luiz Carlos Pfleger, apresentou números de uma ampla pesquisa em nível nacional realizada pelo próprio SENAI e que estima que nos próximos 3 anos o Brasil vai precisar de 7,2 milhões de trabalhadores de nível técnico para suprir suas atuais carências e as vagas a serem criadas no período no mercado de trabalho.

\"\"

Para Santa Catarina, segundo este mesmo estudo, serão necessárias 461 mil vagas apenas para a indústria. Epara Lages, segundo dados estimados pela Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, a partir de projeções de todas as indústrias e empresas que estão para se instalar e/oupara serem ampliadas no município, também nos próximos três anos, serão 9 mil vagas para a indústria e outras 11.200 vagas para os demais setores.

Segundo Pfleger, só o comércio vai precisar de 4 mil trabalhadores qualificados nos próximos anos em Lages (considerando-se que apenas um dos dois shoppings anunciados para a cidade acabe se concretizando). A construção civil vai precisar de mais 3 mil trabalhadores qualificados, o setor do turismo (hotéis, bares, restaurantes, pousadas e afins) mais 1.750. Serão necessárias ainda 1.500 vagas para o setor de saúde e mais 950 para o setor de transporte e logística.

“Portanto, jovens, estudem muito, se dediquem, se preparem com afinco e carinho. Quem estiver bem preparado e qualificado, terá vaga garantida no mercado de trabalho. E quem tiver um desempenho acima da média, receberá pela mesma função até três vezes mais”, acrescentou. “Se você é muito bom naquilo que faz, as empresas vão te procurar em casa para que vá trabalhar para elas. E te pagam muito bem por isso”, complementou.

Loreno Siega - Assess. de Imprensa do evento em Lages