“Fortalecendo laços para prevenir o câncer de mama”, é esse o tema do 1º Encontro Rosa da Serra Catarinense. A abertura da ação aconteceu na noite de terça-feira (09/10), no Salão de Atos da Uniplac e reuniu diversas pessoas, entre alunos, professores e entidades parceiras. O evento contou com painel de discussões e palestra com o Mastologista Fernando Vequi Martins.

O encontro foi aberto com depoimento sobre a batalha contra o câncer de mama enfrentado por Elô, a mulher que deu nome ao Projeto “Alô Elô”. O projeto tem o objetivo de conscientizar a população quanto à prevenção do câncer de mama e a importância do autoexame. Em seguida foi aberto o painel para discutir ações de prevenção, pelo idealizador do projeto “Alô Elô”, Juiz titular da Vara da Fazenda Pública de Lages, Dr. Sílvio Orsatto, que enfatizou a importância da união entre as entidades, para que o encontro pudesse se concretizar. “Hoje estamos aqui para comemorar a possibilidade de construirmos, mais um espaço para que possamos, reunidos em torno deste projeto, darmos cada um a nossa contribuição, com o objetivo de que os serranos tenham uma saúde cada vez melhor”, destacou. Em seguida a gerente da 27ª Gerencia de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Beatriz Montemezzo e a coordenadora do Consórcio Intermunicipal de Saúde, Nalú Terezinha Júlio, explicaram quais serviços disponibilizam e mostraram alguns dados das cidades serranas.  Entre os dados: De 2007 a 2012, 134 mulheres (dos 18 municípios da AMURES), apresentaram exames de mama alterados, dessas 104 são de Lages.

\"\"

10% das lageanas fazem mamografia

O Mastologista Fernando Vequi Martins começou a palestra explanando sobre a quantidade de mulheres com mais de 35 anos (idade de risco) no município de Lages. Segundo dados do IBGE 2010 são mais de 78 mil mulheres nessa faixa etária. Para atender  à demanda, segundo o médico, deveriam estar sendo realizadas mais de 3 mil mamografias por mês. Entretanto o atendimento não chega a 10% dessas 3 mil mamografias. “É alarmante saber disso, muitas mulheres deixam de fazer a prevenção e quando percebem os nódulos nos seios pode ser tarde. Um nódulo é palpável por um médico com tamanhos a partir de 1 centímetro. Já a mulher, no autoexame, consegue identificar nódulos a partir 2 centímetros. Um nódulo com 1 centímetro pode corresponder a um câncer, que já está no corpo da mulher há cerca de 8 anos. O autoexame é importantíssimo, mas a consulta médica é primordial, só um especialista saberá identificar os fatores de risco de cada paciente”, informou.  

Dr. Fernando desmistificou alguns mitos, como o uso de anticoncepcionais ser fator de risco e falou que o percentual de mulheres que tem histórico de câncer de mama na família serem afetadas é de 5%. Ele pediu para que toda mulher, independente da idade, faça o autoexame todos os meses, sete dias após a menstruação e quando a mulher entrar na idade de risco (35 anos) deve consultar um médico ao menos 1 vez por ano. O médico encerrou a palestra pedindo para que os maridos, pais, amigos cuidem das mulheres, orientando-as sobre a importância de se cuidar.

\"\"

Parceiros

O 1º Encontro Rosa da Serra Catarinense é uma realização da Vara da Fazenda Pública de Lages e tem como parceiras as instituições: 27ª Gerencia de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS/AMURES), Secretaria Municipal de Saúde de Lages, Hospital Tereza Ramos – Unacon, Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mama, Casa de Apoio Colibri, Uniplac, Centro Agroveterinário – CAV UDESC, CEDUP, Paternidade Responsável e ALTERI. Os parceiros estão realizando varias ações durante o mês de Outubro, algumas delas são: a iluminação da Catedral e Prefeitura de Lages, camisetas rosa usadas como uniformes, divulgação de banner, cartazes e folders, entre outros. Além das atividades já realizadas, há uma programação com outras ações, são elas:

11/10: Depoimento Elo, no CEDUP, para o curso de enfermagem, às 16h00min;

17/10: Caminhada, com saída da secretaria municipal de saúde, às 18h00min;

17/10: Pedágio de conscientização, às 15h00min, iniciativa da saúde da mulher;

18/10: Semana acadêmica, departamento Elô, com doutor Fernando Vequi Martins, no CAV, das 13h00min às 18h30min;

21/10: Bicicletada, com saída do Tanque, às 15h00min;

23/10: Uniplac no Outubro Rosa, com orientações com os cursos da saúde nos períodos matutino e vespertino;

27/10: Para fechar, projeto “Alô Elô” em todas as IEs.

 

Informações Assessoria de Imprensa CIS/AMURES