O \"homenzinho\" da JBS Friboi - José Batista Júnior - que a convite do Sr. Carlos Amaral (do SCC)   esteve pela segunda vez em pouco mais de um ano em Lages - desta vez na Expolages - falou hoje pela manhã para um público de aproximadamente 500 empresários e presidentes de sindicatos rurais de todas as regiões catarinenses.

\"\"

 

Foi num pavilhão do Parque Conta Dinheiro - num seminário organizado pela FAESC e que contou ainda com as presenças da presidente da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), senadora Kátia Abreu e do Governador Raimundo Colombo.

\"\"

 

Em sua explanação, José Batista Jr. - da Friboi - repassou alguns números sobre o grupo empresarial - na verdade uma das maiores empresas brasileiras do agronegócio - que atua em nível mundial - e da qual ele foi presidente do conselho de administração durante 25 anos.

- Em nível mundial, o grupo abate 100 mil bovinos por dia (isso mesmo - 100 mil bois - 28 mil nos Estados Unidos e 40 mil no Brasil - o restante em outros países);

- Abate ainda 50 mil suínos;

- Abate 28 mil ovelhas (principalmente na Austrália - onde a população é de apenas 25 milhões de habitantes e onde existem em torno de 80 milhões de ovelhas);

- E abate ainda cerca de 9,5 milhões de frangos por dia (7,8 milhôes  por dia só nos Estados Unidos);

Com esses números, não é de admirar que o grupo JBS Friboi - que no mundo todo detêm inúmeras outras marcas - adquiridas ao longo dos tempos - é o maior produtor mundial de carne  bovina, ovina e de frangos. E o 3o. maior de carne suína - de longe o maior produtor mundial de proteína animal.

O grupo tem ainda 1.200.000 (hum milhão e duzentos mil bovinos) em confinamento apenas nos Estados Unidos.

- Tem ainda 150 mil hectares de reflorestamentos - está implantando  a maior fábrica de  Celulose da América Latina, no Mato Grosso (e chegará a 450 mil hectares de florestas plantadas até 2.020).

- Atua ainda no transporte  rodoviário e no ramo da indústria de higiene e limpeza.

- E tem em torno de 150 mil colaboradores diretos pelo mundo afora;

\"\"

 

E O HOMEM QUER SER GOVERNADOR DE GOIÁS:

- Com toda essa grana - e poder econômico - aos 53 anos de idade - esse \"pobrezinho\" - que é filiado ao PSB em Goiás - quer ser governador daquele estado nas eleições de 2014.

- Perguntamos a ele porque entrar na política se vai tão bem no mundo dos negócios.

Ele respondeu, sem titubear: \"Para retribuir ao meu estado e ao povo de Goiás tudo o que aprendi ao longo dos anos - e todas as relações que tenho em nível  mundial. E, principalmente, para não deixar que os ruins tomem conta da política\".

Dúvida: Quem será que pagaria a campanha de um homem tão pobre?

- E sobre negócios em  SC,  alguma possibilidade?

José Batista respondeu: \"SC é o único estado livre de febre aftosa sem vacinação do Brasil. Aqui se trabalha muito com suínos e  aves. No RS, adquirimos há pouco tempo a  Frangosul, que abate 1,1 milhão de aves por dia. E  temos interesse aqui em SC em suínos uma vez que o Estado fechou recentemente parcerias comerciais com o Japão e vai fechar com a Coréia e Estados Unidos\", falou.

Loreno Siega - Revista Visão