Os 19 vereadores eleitos para a próxima legislatura em Lages se reuniram na Câmara na noite da última  terça-feira. O encontro foi marcado pela informalidade  e os edis puderam se conhecer um pouco melhor, além de servir para que os novos legisladores possam começar a se ambientar com o processo legislativo.

Os cinco eleitos que já são vereadores (Adilson Appolinário, Aida Hoffer, Anilton Freitas, Elói Bassin e Marcius Machado), bem como o assessor legislativo Edson Medeiros, explicaram parte do funcionamento da Câmara e deixaram o convite a todos os novos parlamentares para que possam conhecer as atividades desenvolvidas pelos diferentes setores da Casa Legislativa em uma forma de já se prepararem para a atribuição que a população lageana lhes atribuiu.

O atual presidente do Legislativo, Anilton Freitas, também falou sobre as mudanças estruturais que a Câmara deve adotar para comportar os novos representantes municipais, como a readequação do espaço físico e em relação ao número de servidores comissionados.

 Conheça um pouco mais sobre os vereadores que representarão os interesses da população a partir de 2013 (por ordem alfabética):

Adilson Appolinário (PSD)

Com 1.487 votos, Adilson Appolinário conseguiu a reeleição para a Câmara de Lages. Lageano, ele tem 39 anos, grau de escolaridade superior incompleto e é servidor público municipal.

Adilson Padeiro (PTB)

Natural de Pouso Redondo (SC), Adilson Roza, mais conhecido como “Padeiro”, teve 1.261 votos no pleito eleitoral. Ele tem 42 anos, ensino fundamental incompleto e é comerciante.

Aida Hoffer (PSD)

Professora de ensino médio, Aida Hoffer também vai para sua segunda legislatura graças aos 2.169 obtidos no dia 7 de outubro. Nascida em São Joaquim (SC), Aida tem 51 anos e possui a formação superior completa.

Anilton Freitas (PTB)

O comerciante Anilton Freitas foi outro a conquistar a reeleição neste ano. Nascido em Anita Garibaldi (SC), há 47 anos, o atual presidente do Legislativo Lageano garantiu a vaga com 1.450 votos. Ele tem o ensino superior completo.

David Moro (PMDB)

Também natural de Anita Garibaldi, o servidor público municipal David Moro vai debutar na Casa Legislativa após receber 1.281 votos. Ele tem 44 anos e ensino superior completo.

Elói Bassin (PP)

Com os 1.526 votos obtidos neste ano, o comerciário Pedro Elói Bassin vai bater um recorde na Câmara de Vereadores de Lages. Será o primeiro a legislar por cinco mandatos consecutivos. Natural de Barracão (RS), ele tem 58 anos e o ensino fundamental completo.

Filício Martins (PP)

O terceiro anita-garibaldense vereador em Lages na próxima legislatura é o vendedor pracista Fílicio. Com 43 anos e com escolaridade fundamental completo, ele teve 1.382 votos nas eleições de 2012.

Gerson dos Santos (PMDB)

Gaúcho de Farroupilha, Gerson dos Santos vai para o seu primeiro mandato depois de obter 1.385 votos. Servidor público estadual e com ensino superior completo, Gerson tem 41 anos.

João Alberto Duarte (PSD)

O advogado João Alberto Duarte é outro sul-rio-grandense na Câmara a partir de 2013. Nascido em Barracão, ele tem 53 anos, possui o ensino superior completo e conseguiu 2.281 votos, sendo o segundo candidato mais votado.

João Maria Chagas (PSC)

Com 1.441 votos, João Maria Chagas conseguiu eleger-se vereador pela primeira vez aos 61 anos. Nascido em Santa Cecília, ele é gerente e possui o ensino médio completo.

Juliano Polese (PP)

Outro a debutar no Legislativo é o administrador Juliano Polese. Natural de Lages, Polese possui o ensino superior completo e tem 37 anos. Obteve 1.464 votos no pleito eleitoral.

Luiz Marin (PP)

Com 64 anos, Luiz Marin é o mais velho entre os eleitos para a próxima legislatura. Gaúcho de Antonio Prado, Marin tem a escolaridade superior completa e traz a experiência de já ter um mandato na Câmara (11ª Legislatura 1989-1992) e a confiança de 2.090 eleitores.

Marcius Machado (PPS)

O campeão de votos para vereador em 2012 em Lages foi o cientista político e atual edil Marcius Machado. Com 33 anos, o gaúcho de Santa Maria, conquistou o número recorde de 3.808 votos no dia 7 de outubro.

 Mário Hoeller de Souza - Marião   (PP)

Quem também volta a Câmara é o representante comercial Mario Hoeller de Souza, o “Marião”. Vereador na 12ª Legislatura (1993-1996), Marião retorna a Casa após os 1.663 votos recebidos. Ele tem ensino superior completo e é nascido em Bom Retiro (SC).

Mushue Hampel (PMDB)

O terceiro lageano a fazer parte do time da 17ª Legislatura é o servidor público estadual Mushue Hampel Vieira. Ele tem 36 anos, ensino médio completo, e foi votado por 1.253 eleitores.

Osvaltinei Banhos Mendes - Pastor Mendes (PSD)

Osvaltinei Banhos Mendes, mais conhecido pelo Pastor Mendes, volta ao Legislativo Lageano após ser vereador por dois mandatos consecutivos (2001 a 2008). Eleito com 1.536 votos, o paranaense nascido em Primeiro de Maio, há 58 anos, é mais um a representar a população a partir de 2013. Ele possui ensino médio completo.

Professor Domingos Pereira  (PT)

O professor universitário Domingos Pereira Rodrigues conquistou a vaga na Câmara de Lages com 775 votos. Catarinense de Armazém, Domingos tem 53 anos.

Thiago Oliveira (PMDB)

O mais jovem representante da população lageana no Legislativo é o servidor público estadual Thiago Silva de Oliveira que terá 31 anos no dia que tomar posse de sua cadeira na Câmara. Nascido em Florianópolis, e com o ensino superior completo, ele obteve 1.207 votos.

Vone Scheurmann (PSC)

Com 1.826 votos, o carpinteiro José Volnir Scheurmann será mais um a tomar posse no dia 1ª de janeiro de 2013. Eleito com 1.826 votos, Vone tem 47 anos, ensino médio completo, e é natural de Celso Ramos (SC).

Everton Gregório - Fotos: Lisandra Pandini - Asses. Imprensa da Câmara de Lages