Nesta quinta-feira, dia 22 de novembro, Lages comemora seus 246 anos de fundação. A Biblioteca Municipal Carlos Dorval Macedo faz parte da história da cidade, pois há exatamente 60 anos serve a comunidade lageana e abriga artigos históricos abertos à visitação pública. Localizada bem no coração da cidade, no Parque Jonas Ramos, um dos pontos turísticos mais visitados, é de fácil acesso aos usuários e a quem deseja saber um pouco mais sobre a cidade.

Além das obras literárias e de referência, com mais de 35 mil títulos, a Biblioteca abriga também um acervo com mais de 26 mil periódicos, entre revistas e jornais, com edições que vem desde a década de 70, buscando o resgate histórico do município. “Ainda faltam muitos exemplares para completar a coleção dos jornais mais antigos, que realmente contam a história de Lages nas últimas décadas. Estamos buscando uma parceria com os proprietários para completar nosso arquivo, inclusive buscamos também fotos das primeiras edições da Festa do Pinhão para que esteja disponível para visitação”, conta a auxiliar da Biblioteca, Patrícia Berlanda.

De acordo com a coordenadora Lenir Crestani, o movimento de usuários que procuram a Biblioteca usualmente aumentou cerca de 20% nos últimos meses. Ela atribui esses avanços a divulgação das atividades realizadas na instituição e a revitalização de muitos projetos que já existiam, mas sofreram um processo de renovação. “Aumentamos nosso acerco graças à boa ação de colaboradores, que doaram quase 200 obras. Também voltamos a realizar exposições em parceria com o Sesc e alguns artistas locais. Muito foi feito, mas temos muito a fazer ainda, dando vida e visibilidade aos projetos”, afirma Lenir.

 

Informações Aline Tives / Secretaria da Educação de Lages