O enxadrista e Técnico de Lages, Marco Aurélio Zaror Cordeiro, disputa, entre os dias 14 e 16 de dezembro, o I MEMORIAL COMANDANTE JOSÉ RIBAS DE XADREZ. O evento, que conta pontos para o Ranking Internacional, irá prestar homenagem a enxadrista e Presidente do Clube de Xadrez de Curitiba, o Comandante da Aeronáutica José Ribas, uma das reerências do xadrez paranaense. Já estão confirmados 72 inscritos do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. O pré-rankeado número 01 é o Grande Mestre Internacional Everaldo Matsuura, paranaense radicado em São Paulo e que conta com 2477 pontos no Ranking da Federação Internacional. O professor Marco inicia o torneio como 10º jogador de força inicial (2211 de pontos no Ranking Internacional). Ao todo serão 06 (seis) rodadas de 4 horas cada.

Para Marco, Técnico da equipe Lages Xadrez Clube/FME, a última competição de 2012 tem uma importância relevante e uma dificuldade ainda maior: \"Será um torneio com muitos jogadores de nível e minha meta e subir meus pontos no Ranking\" analisa Marco, medalha de prata nos Jogos Abertos de Santa Catarina 2012. Além disso, Marco prepara-se para a final do estadual 2012, que acontece em janeiro, na cidade de Joinville, reunindo os 20 (vinte) melhores do estado. Até agora, Marco é o único lageano classificado, em vaga obtida na Semifinal de Fraiburgo, no mês de novembro.

O Técnico da equipe Lages Xadrez Clube é tri-campeão estadual de xadrez na categoria absoluto (envolvendo todas as idades) e disputa competições há 28 anos.