O governador Raimundo Colombo e o secretário da Educação, Eduardo Deschamps, reuniram-se, nesta sexta-feira, 14, com sete gerentes regionais e 190 diretores de escolas estaduais. O encontro ocorreu no Map Hotel, em Lages, e teve como pauta o próximo ano letivo. Colombo iniciou seu pronunciamento parabenizando os profissionais pela superação dos desafios que se apresentaram durante este ano, e ressaltou que o comprometimento com a atividade deve ser contínuo. “A arrecadação do Estado diminuiu, e por esse motivo não concretizamos tudo o que desejávamos, mas vocês conseguiram manter a estrutura educacional funcionando”, disse o governador. “Que cada um de tenha como desafio pessoal buscar a melhoria da gestão em cada uma das nossas escolas”, concluiu.

Os investimentos que serão feitos para melhorar a infraestrutura das instituições também foram citados por Colombo. “O Pacto por Santa Catarina injetará R$ 300 milhões na Educação. O setor será modernizado física e pedagogicamente.” Para citar um exemplo, a escola de Educação Básica de Lages, conhecida como Colégio Industrial, que atende a 1500 alunos, está entre as dezenas de instituições que serão reformadas, a um custo de aproximadamente R$ 6 milhões.

O encontro fechou o ciclo de reuniões realizado pela SED nas cinco macro regiões do Estado. O secretário Deschamps ressalta que os debates serviram para aperfeiçoar a qualidade do ensino no Estado. “Fizemos um balanço geral da Educação. E  estamos preparados para proporcionar mais qualidade aos alunos e professores.”

Em 2013, o trabalho da SED será dividido em quatro eixos principais: o pedagógico, que terá como destaque a alfabetização, o ensino médio integral, a educação profissional e a reforma da proposta curricular; o profissional, que dará ênfase à formação continuada, carreira e piso salarial, e a contratação de dois mil novos professores; a infraestrutura, que terá como foco a manutenção e a revitalização das escolas, além de investimentos em novos ginásios; e a gestão escolar, que incentivará projetos idealizados pelas escolas, e firmará parceria com os municípios.

Fábio Ramos - Assess. de Imprensa da SDR de Lages