O enxadrista e Técnico de Lages, Marco Cordeiro (Lages Xadrez Clube/FME), sagrou-se Vice-Campeão do I MEMORIAL COMANDANTE JOSÉ RIBAS DE XADREZ. A Competição aconteceu em Curitiba-PR, reunindo 66 inscritos dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, que disputaram seis partidas de quatro horas cada. O campeão foi Renato Quintilhano, de São Paulo, com cinco vitórias e um empate. Marco teve  uma campanha invicta, com quatro vitórias (Francisco Ishiy, Luciano Fier e Lucas da Silva, os três do Paraná e Júlio de Freitas, de São Paulo) e dois empates (com o Campeão Renato Quintilhano, de São Paulo e com o Mestre Haroldo Cunha, de Joinville).

Para Marco, o resultado foi considerado muito bom, pois ficar entre os melhores numa competição de alto nível e que envolveu quatro estados é uma grande campanha: “Partidas duríssimas e muito longas, pois jogar 24 horas de xadrez em 3 dias é necessário muita resistência, então fico feliz pelo segundo lugar”, declara Marco, que conheceu e foi amigo do homenageado (Comandante Ribas) falecido há 20 dias, as 80 anos: “Seu Ribas era um homem de bem, preocupado com o Xadrez e de grande consciência social”, lembra Marco, ao receber o troféu de Vice-Campeão das mãos da filha do homenageado.

Com a campanha, o Técnico Marco Cordeiro ganhou 11 pontos no Ranking Internacional (FIDE) e deverá aparecer na lista de janeiro com 2222 pontos, pois o Torneio em Curitiba houve duas desistências de última hora (do Grande Mestre Everaldo Matsuura e do Mestre Álvaro Aranha, ambos de SP), o que subiria  Rating Médio da competição. A próxima competição do Técnico Marco Cordeiro será a final do Campeonato Catarinense Absoluto de Xadrez, em Joinville, no mês de janeiro, competição que Marco venceu por três edições (1993, 1994 e 2008).

 

Informações FME de Lages