A primeira reunião de trabalho entre a gerência regional de Saúde e os novos prefeitos e secretários setoriais aconteceu nesta quarta-feira, 16, na SDR Lages. O objetivo foi estreitar o relacionamento entre o Governo e os municípios, para melhorar a prestação dos serviços oferecidos à população serrana. “A qualidade da saúde está diretamente ligada à sintonia entre os órgãos competentes, e vamos dialogar constantemente com os novos gestores”, diz o secretário regional, Jurandi Agustini.

A gerente de Saúde, Beatriz Montemezzo, prestou esclarecimentos a respeito de procedimentos técnicos atrelados ao setor. A utilização de recursos financeiros, o fortalecimento da atenção básica, o encaminhamento de remédios, e atendimento por intermédio do Sistema Único de Saúde (SUS) foram alguns dos temas abordados. “O Governo tem vários programas para fortalecer a saúde, mas o efeito positivo depende da participação dos municípios”, ressalta Montemezzo.

Representantes do Samu, do Consórcio Intermunicipal de Saúde, e dos hospitais Tereza Ramos, Nossa Senhora dos Prazeres e Seara do Bem, também explicaram o funcionamento das instituições, e a secretária de Saúde de Lages foi eleita coordenadora do Colegiado de Intergestores Regionais. A deputada Carmen Zanotto participou da reunião, e afirmou que irá pleitear recursos federais para os municípios.

Fábio Ramos - Assess. de Imprensa da SDR de Lages