O prefeito Elizeu Mattos retornou nesta quinta-feira (31) de Brasília (DF), onde participou do Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas. Na bagagem ele trouxe boas perspectivas para implantar programas federais no município e uma má notícia: a perda de R$ 10 milhões. Estes recursos deveriam ser utilizados em obras de melhoria da infraestrutura dos bairros Cristal, Jardim Celina e Vila Esperança.

O problema é que os projetos não foram encaminhados, como deveriam, até o final do ano passado e Lages foi excluída. “Estávamos pré-selecionados para receber estes recursos, mas como os projetos finais não foram encaminhados em dezembro do ano passado, como havia sido determinado pelo governo federal, perdemos este dinheiro que beneficiaria os bairros Cristal e Vila Esperança”, lamentou o prefeito.

Mas como nem tudo são más notícias, o prefeito disse que teve a oportunidade de manter bom contato com a ministra Ideli Salvatti, além de ter conhecido os programas da União onde o município pode captar recursos. “A presidenta Dilma Rousseff nos alertou que devemos enviar o máximo possível de bons projetos, que os recursos serão liberados”, comentou Elizeu, reforçando sua intenção de fortalecer a Secretaria do Planejamento para trabalhar em parceria com as demais pastas para produzir projetos bem elaborados.

Com relação a estes programas disponíveis, citou o de mobilidade urbana, que terá início junto com a quarta etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2 e que visa dotar de toda infraestrutura, redes de esgoto e água, drenagem pluvial e pavimentação, regiões específicas das cidade. Ele já solicitou à equipe de técnicos da prefeitura que analisem quais regiões podem ser enquadradas no programa e, a partir de então, elaborem e encaminhem a documentação. “São vários os critérios que devem ser observados, mas de antemão já sabemos que a região do Cristal, Jardim Celina e Vila Esperança podem ser incluídas”, explicou, ressaltando que os estudos vão indicar duas outras regiões da cidade a serem incluídas.

 

Informações Secretaria de Comunicação Prefeitura de Lages