O Centro de Controle de Zoonoses identificou o primeiro foco de dengue em Lages deste ano, no bairro Guarujá. Desde 1999 este é o terceiro foco do mosquito causador da doença encontrado no município. Segundo o coordenador da Vigilância Epidemiológica, Heron Anderson de Souza, a situação está sob controle. “Não há motivo para pânico. Ao identificar o foco as equipes trabalharam incansavelmente em um raio de 300 metros da sua localização para acabar com qualquer risco que pudesse oferecer à população”, explica.

A comunidade está sendo parceira do Centro de Controle de Zoonoses ao comunicar casos como este. “É mais um serviço que o Centro de Zoonoses presta e é muito importante que as pessoas comuniquem às equipes o aparecimento de focos do mosquito transmissor da dengue, para que as medidas sejam tomadas imediatamente”, afirma.

Heron disse que caso alguma pessoa seja contaminada, o município tem suporte para o tratamento. “Estamos trabalhando com uma equipe bastante competente que age de forma rápida para que a incidência da doença não aconteça em Lages”, garante. De acordo com o biólogo do Centro de Controle de Zoonoses, Márcio da Silva, a área em que o foco do mosquito foi encontrado será monitorada por um ano, evitando que não volte a se reproduzir.

Monitoramento constante

Estão espalhadas pelo município 600 armadilhas de identificação de focos da dengue. O biólogo do Centro de Controle de Zoonoses, Márcio da Silva, orienta as pessoas a conservarem as armadilhas e manterem limpos locais com fácil acúmulo de água parada. “Além das residências, é necessária a conscientização sobre locais propícios para o foco, como floriculturas ou ferros-velhos e, para isso, as equipes do Zoonoses fazem o monitoramento a cada 15 dias”, revela.

Além destes locais há a vistoria permanente no Horto Municipal, sendo este um ponto estratégico para possíveis focos do mosquito. O Centro de Controle de Zoonoses está à disposição da comunidade. Em caso de suspeita de dengue, a equipe deve ser comunicada pelo telefone (49) 3223-0815.

 

Informações Secretaria de Comunicação Prefeitura de Lages