Na moção legislativa 012/13, o legislador Juliano Polese, apoiado pelos vereadores da Bancada de Oposição da Câmara, sugerem que Lages sedie a 53ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). O documento foi encaminhado ao prefeito de Lages, Elizeu Mattos, e ao governador Raimundo Colombo.

Joinville, então o município que sediaria a competição entre 20 e 30 de novembro deste ano, enviou um ofício de desistência ao secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Beto Martins, e à Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte). Segundo Polese, esta é uma grande oportunidade para a promoção do esporte aos jovens e adolescentes de Lages, além de evidenciar o município no cenário esportivo estadual.

“Pude acompanhar em 2002, os resultados positivos de Lages dentro do Jasc e também nas escolinhas esportivas que se fortaleceram e deram melhores condições para nossas crianças e jovens se desenvolverem no desporto. Atrairemos, além dos desportistas, muitos curiosos, admiradores e seguidores das modalidades que serão disputadas nos Jogos Abertos”, defendeu o proponente.

Presidente da Comissão Central Organizadora (CCO) dos Jasc promovidos em Lages em 2002, Rodrigo Silva disse que é favorável à moção, mas acredita que a administração precisa trabalhar com os “pés-no-chão”. Ele revelou que tanto o ginásio Ivo Silveira quanto o estádio Vidal Ramos Junior estão interditados e que o Jones Minosso precisa de uma série de reformas. “Diante do momento financeiro que vivemos, digo que é complicado, mas vamos levar este apelo ao nosso prefeito para ver se conseguimos realizar. Só a reforma da estrutura esportiva de Lages é uma Babilônia”, comparou.

 Mais sobre os Jogos Abertos de SC

 Os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) foram criados em Brusque pelo empresário Arthur Schlösser e tiveram sua primeira edição ocorrida entre 7 a 12 de agosto de 1960. Em 1956, Schlösser esteve em São Paulo colhendo informações e inteirando-se dos Jogos Abertos do Interior, que são realizados anualmente naquele estado, com a finalidade de criar em Santa Catarina uma competição semelhante. Atualmente, 24 modalidades esportivas são disputadas nos Jasc. Lages sediou o evento por três oportunidades, nos anos de 1966, 1981 e 2002.

Éverton Gregório - Asses. de Imprensa da Câmara de Lages