O Secretário do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Luís Carlos Pinheiro Filho, esteve reunido na tarde desta terça-feira (5/02) com o gerente fabril da Companhia de Bebidas das Américas (Ambev), Valdecir Duarte, e a gerente de Meio Ambiente, Karina Fernandes Turci. Também estavam presentes os empresários David Coelho Scolaro (Mecsolos Mecânica de Solos), Antonio Wiggers (Boulevard Shopping) e Alexandre Gustavo Silva (Parceria Ambiental) e o diretor da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Álvaro Mondadori.

Este foi o primeiro contato com a Ambev para solicitar sua contribuição financeira para a construção da chamada “Avenida das Torres”, para acesso ágil à fábrica por veículos que chegam das rodovias federais. O percurso iniciará na avenida José Acúrcio Goulart, no bairro Bates, com cinco quilômetros. O objetivo é aliviar o fluxo de caminhões pesados na malha viária urbana, já que a empresa recebe entre 80 e 100 caminhões por dia, além de colaborar para a ideia que a Ambev tem de ampliar a unidade em Lages e ter maior integração com a cidade, contribuindo com melhorias à população.

A ideia é que a empresa antecipe os valores arrecadados com o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), e, junto com outras empresas, ajude nos custos da estrada. O ICMS é um imposto estadual, o qual tem 25% da arrecadação repassada aos municípios de acordo com o Ìndice de Participação dos Municípios (IPM).

PERCURSO E PRÓXIMOS PASSOS

 A nova estrada irá acompanhar as torres de energia ao longo do trecho, por isso está sendo chamada de “Avenida das Torres”, com início na avenida José Acúrcio Goulart (Juca Goulart), no bairro Bates, e seguirá até a Ambev, na avenida Victor Alves de Brito, 2940, Área Industrial. O gerente fabril da Ambev, Valdecir Duarte, ouviu Pinheiro e os empresários e levará o projeto ao conhecimento dos responsáveis corporativos, que estenderão a informação à central, em São Paulo.

O projeto ainda será concluído e o empresário Antonio Wiggers, que está no comando das tratativas, irá levar a ideia ao conhecimento oficial do prefeito Elizeu Mattos e do governador Raimundo Colombo, que teve participação no histórico da Ambev, incluindo a inauguração da unidade em Lages em 1994.

 Assess. de Imprensa da PML - Fotos: Danielle Mendes de Melo