Integrantes do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Planalto Lageano visitaram o prefeito Elizeu Mattos para agradecer o apoio dado pela municipalidade para eles participarem do 20º Festival Catarinense de Arte e Tradição Gaúcha (Fecart), realizado na cidade de Chapecó (SC) agora em março. O encontro, no gabinete do prefeito, aconteceu no final da tarde desta quinta-feira (7).

Eles aproveitaram para transmitir a Elizeu o sucesso que obtiveram no festival, uma vez que conquistaram 24 prêmios no evento que celebra e reforça os costumes da cultura gaúcha no Estado. “Tivemos um excelente desempenho neste festival, que é um dos mais importantes do tradicionalismo gaúcho no Brasil”, comentou o patrão Luís Farias, ressaltando que o apoio dado pela prefeitura na logística de transporte dos integrantes do Planalto Lageano, fez a diferença.

Elizeu, por sua vez, fez questão de convidar o CTG Planalto Lageano a colaborar com a realização da edição 2013 da Festa Nacional do Pinhão, inclusive na elaboração das regras a serem estabelecidas para que pessoas com trajes típicos sejam beneficiadas com desconto nos ingressos à festa. “Nossa intenção é ter um valor diferenciado para quem for pilchado ao parque de exposições Conta Dinheiro. Mas temos que ter critérios bem definidos sobre como deve ser o traje para que não ocorram problemas e, neste ponto, o apoio e colaboração dos CTGs e do MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho) serão fundamentais”, explicou o prefeito.

De acordo com Elizeu, devido ao pouco tempo de preparação para a edição deste ano da Festa do Pinhão, não será possível programar todas as ações de valorização das tradições locais, como pretende. “Queremos valorizar a tradição com a realização de concursos de chula e outros, mas isto terá de ficar para a próxima edição”, disse o prefeito, que abriu um canal de diálogo com os tradicionalistas para ver a possibilidade de eles fazerem apresentações especiais nos dias em que o Conta Dinheiro abrir seus portões mais cedo.

 Assess. de Imprensa da PML - Foto: Nilton Wolff

COMENTÁRIO DO BLOG: Elizeu Mattos e a CCO podem copiar aqui do blog a definição do que vem a ser o traje tipicamente gaúcho. A definição foi nos repassada há pouco pelo presidente do MTG/SC. Vejam logo abaixo.