Ao menos 200 pessoas entre prefeitos, secretários municipais e técnicos de áreas como controle interno, finanças, administração e fundos das 18 prefeituras da Serra Catarinense estão participando desde a manhã desta segunda-feira (11), de uma capacitação que visa o Fortalecimento da Gestão Pública. O evento na Uniplac, se estenderá até a tarde de quarta-feira com diversas oficinas, coordenadas por técnicos da Controladoria Geral da União (CGU).

O Programa de Fortalecimento da Gestão Pública é sorteado para alguns municípios do Brasil. E apenas Bocaina do Sul foi contemplada para receber o treinamento. Mas por iniciativa do prefeito Luiz Schmuler e do presidente da Amures Edilson José de Souza, o treinamento foi estendido aos 18 municípios. O objetivo geral da capacitação é prevenir a corrupção e melhorar a eficiência das gestões públicas.

O chefe-substituto da Controladoria Geral da União em Santa Catarina Tito Plablo Stolf, disse que é papel da Controladoria não apenas fiscalizar os municípios, mas avaliar as metas e programa previstos no Plano Plurianual das prefeituras. Nesta segunda-feira aconteceram oficinas sobre Transparência Ativa, Transparência Passiva, Observatórios Sociais e Controles Administrativos.