A nova linha de industrialização de frangos deverá incrementar a produção da Vossko em 300 toneladas por mês na unidade lageana. A informação foi repassada pelo diretor da empresa, Joachim Gerecht, durante reunião na tarde desta terça-feira (12), com o secretário do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Luís Carlos Pinheiro Filho, e um dos diretores da secretaria, Álvaro Mondadori.

Ainda restam algumas iniciativas para a concretização da obra: conquistar garantias para novos investimentos e escolher a melhor alternativa de financiamento, por causa dos juros, mas o projeto já está pronto e aprovado. As atuais 1.100 toneladas produzidas ao mês deverão passar para 1.400, incremento que gira em torno de 25%. Atualmente existem quatro linhas de produção, todas equipadas com aparelhos da Alemanha, o que deve se repetir com a nova linha, que ficará pronta em agosto. Serão investidos, ainda, 500 mil euros no sistema de incêndio.

Embora o mercado se apresente delicado em alguns momentos, com a falência de algumas empresas fornecedoras, Joachim enfatiza que o mercado específico está fortalecido. Com a cotação estável do dólar e do euro, ele comemora as negociações. Em abril, por exemplo, a Vossko de Lages deverá entregar à marca Tyson uma encomenda de 100 toneladas de frango. “O crescimento no mercado europeu foi de 20%. No entanto, nosso maior crescimento se dará no Brasil”, comemora, ao lembrar, ainda, que foram reivindicadas cinco carretas de seus produtos para atender a demanda de merenda escolar em São Paulo, com entrega este mês.

A Vossko pensa também em seus funcionários, desenvolvendo o Programa Crescer com seus 450 colaboradores, premiando quem se destaca em assiduidade e disciplina. “São R$ 100,00 a mais no salário”, cita. Com a nova linha em operação, no mínimo mais 50 pessoas terão trabalho garantido. Pinheiro, em nome do prefeito Elizeu Mattos, deixou as portas do Banco do Emprego da Secretaria do Desenvolvimento Econômico abertas para seleções, assim como de toda a secretaria.

Alemães estarão em Lages e visitarão o prefeito

Será agendada uma reunião com o prefeito Elizeu Mattos para o início da semana que vem, quando os sócios-proprietários da Vossko alemã, Dietmar Vosskötter e Klemann Vosskötter, estarão em Lages para uma auditoria. O assunto será o futuro da empresa no município. Joachim comenta que na quinta-feira passada (7), empresários da rede de peixes, a Gomes da Costa, estiveram na unidade da Vossko buscando informações sobre a possibilidade de implementação desta alternativa de produção, mas não há definições.

Ele observa que o contato está em andamento desde novembro, sendo que a Vossko pôde ser a bola da vez graças ao apoio do prefeito Elizeu Mattos, a exemplo da intercessão da prefeitura para a reabertura do acesso à empresa na BR-116. O prefeito é parceiro da empresa há muito tempo, desde quando era Secretário do Desenvolvimento Regional de Lages (2003/2006) e em seus dois mandatos de deputado estadual.

Estiveram presentes também na reunião, o presidente do Caça e Tiro/Honolulu/FME Lages, José Capela; o diretor de futsal do clube, Nilson Cruz (VN Cópias), e o diretor de esportes, Célio Bueno (Honolulu Esportes), pois foi discutido o patrocínio que a empresa dará ao clube.

 

Informações Secretaria de Comunicação de Lages