Algumas das principais ações do Governo do Estado no município de Lages foram relatadas ontem (18), na Câmara de Vereadores, em uma sessão especial proposta pelo legislador Gerson dos Santos. O secretário de Desenvolvimento Regional, Jurandi Agustini destacou os investimentos que estão sendo feitos na Saúde, Educação, Segurança, Infraestrutura, Geração de Emprego e Renda, Agricultura, Turismo e Cultura.

\"\"

O presidente da SC-Par, Paulo César da Costa, e o Secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Luis Carlos Pinheiro Filho, também participaram da sessão e falaram sobre o andamento das tratativas com empresas que prospectam instalar-se na cidade.

 As falas de  Jurandi Agustini:

 

Saúde: “O Hospital Tereza Ramos está sendo reformado, e os editais de licitação para a construção da nova torre e para a operacionalização do serviço de Radioterapia estão em andamento. O Hospital Nossa Senhora dos Prazeres recebe R$ 200 mil mensais para manter o serviço de emergência. Estamos aguardando a conclusão do projeto de ampliação para liberar os recursos. O Governo custeou a construção do Pronto Atendimento do hospital infantil Seara do Bem e a conclusão da Policlínica. E  trouxe o serviço de Cardiologia via SUS para o município”.

 

Educação: “Nos últimos dois anos, praticamente todas as escolas receberam investimentos. Estamos concluindo as reformas gerais de Zulmira Auta da Silva, Cora Batalha, Maria Quitéria e Lúcia Fernandes Lopes. E  nos próximos meses começaremos as obras no Industrial, Flodoardo Cabral e no Visconde de Cairú. Até o final do ano, concluiremos os ginásios de sete escolas. O Governo vem investindo ainda no transporte escolar, na substituição das mobílias, na modernização dos equipamentos, no  plano de carreira dos professores e na segurança das escolas”.

 

Agricultura: “O Governo criou programas voltados aos produtores, possibilitando que eles façam empréstimos a juro zero para implantar novas tecnologias nas fazendas para melhorar a qualidade dos produtos e aumentar o fluxo de negócios. Em dois anos, o Governo subsidiou a recuperação de mais de 1.500 quilômetros de estradas vicinais, melhorando o escoamento da produção. Já está sendo tramitada a documentação para que o financiamento de R$ 15 milhões que a prefeitura fará junto ao Banco do Estado (Badesc) para aplicar no setor seja liberado. O Estado também disponibiliza gratuitamente aos produtores calcário e sementes de milho e forrageiras”.

 

Infraestrutura: “O Governo tem participação financeira nas obras de dez ruas e avenidas de Lages. Atualmente, está se tramitando a execução de mais de 350 km de estradas da região. Alguns projetos já chegaram à fase prática, outros estão sendo finalizados ou licitados. O padrão de engenharia prevê a modernização das rodovias, mas as adequações demandam certo tempo. Seria mais rápido, e até mais político, simplesmente largar asfalto na pista. Mas isso refletiria apenas na conservação dos pneus. Não reduziria os acidentes, nem melhoria a capacidade de tráfego”.

 

Segurança: “Os efetivos das polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros aumentaram consideravelmente, assim como a frota. Além disso, o Governo está investindo em equipamentos modernos. Uma nova delegacia regional está sendo construída para melhorar o atendimento à população e dinamizar os trabalhos. Mais 20 câmeras de segurança foram instaladas, o presídio masculino foi concluído, e um novo presídio feminino será construído”.

 

Geração de emprego e renda: \"Disponibilizamos recursos para a compra e desapropriação de terrenos onde empresas poderão se instalar. A Sinotruk, a Novaer Craft,  a Âncora e outras empresas representarão um grande impacto na economia local. Os aeroportos de Lages e Correia Pinto estão sendo preparados. O Orion Parque agregará empresas de um dos ramos que mais cresce no mundo (Tecnologia da Informação). O gás natural está subindo a serra e vai chegar aqui. A licitação para a implantação da rede de distribuição de energia subterrânea em várias ruas de Lages está em andamento. ”.

 

Turismo e Cultura: “O Governo está reformando o Colégio Rosa, é parceiro de projetos culturais e apóia eventos de grande porte, como a Festa Nacional do Pinhão. A melhoria das estradas também valorizará a região”.

Fábio Ramos - Assess. de Imprensa da SDR de Lages