Publicado em terça-feira, 19 de Março de 2013 às 14:05:13 por Loreno Siega 1038

Algumas das principais ações do Governo do Estado no município de Lages foram relatadas ontem (18), na Câmara de Vereadores, em uma sessão especial proposta pelo legislador Gerson dos Santos. O secretário de Desenvolvimento Regional, Jurandi Agustini destacou os investimentos que estão sendo feitos na Saúde, Educação, Segurança, Infraestrutura, Geração de Emprego e Renda, Agricultura, Turismo e Cultura.
O presidente da SC-Par, Paulo César da Costa, e o Secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Luis Carlos Pinheiro Filho, também participaram da sessão e falaram sobre o andamento das tratativas com empresas que prospectam instalar-se na cidade.
As falas de Jurandi Agustini:
Saúde: “O Hospital Tereza Ramos está sendo reformado, e os editais de licitação para a construção da nova torre e para a operacionalização do serviço de Radioterapia estão em andamento. O Hospital Nossa Senhora dos Prazeres recebe R$ 200 mil mensais para manter o serviço de emergência. Estamos aguardando a conclusão do projeto de ampliação para liberar os recursos. O Governo custeou a construção do Pronto Atendimento do hospital infantil Seara do Bem e a conclusão da Policlínica. E trouxe o serviço de Cardiologia via SUS para o município”.
Educação: “Nos últimos dois anos, praticamente todas as escolas receberam investimentos. Estamos concluindo as reformas gerais de Zulmira Auta da Silva, Cora Batalha, Maria Quitéria e Lúcia Fernandes Lopes. E nos próximos meses começaremos as obras no Industrial, Flodoardo Cabral e no Visconde de Cairú. Até o final do ano, concluiremos os ginásios de sete escolas. O Governo vem investindo ainda no transporte escolar, na substituição das mobílias, na modernização dos equipamentos, no plano de carreira dos professores e na segurança das escolas”.
Agricultura: “O Governo criou programas voltados aos produtores, possibilitando que eles façam empréstimos a juro zero para implantar novas tecnologias nas fazendas para melhorar a qualidade dos produtos e aumentar o fluxo de negócios. Em dois anos, o Governo subsidiou a recuperação de mais de 1.500 quilômetros de estradas vicinais, melhorando o escoamento da produção. Já está sendo tramitada a documentação para que o financiamento de R$ 15 milhões que a prefeitura fará junto ao Banco do Estado (Badesc) para aplicar no setor seja liberado. O Estado também disponibiliza gratuitamente aos produtores calcário e sementes de milho e forrageiras”.
Infraestrutura: “O Governo tem participação financeira nas obras de dez ruas e avenidas de Lages. Atualmente, está se tramitando a execução de mais de 350 km de estradas da região. Alguns projetos já chegaram à fase prática, outros estão sendo finalizados ou licitados. O padrão de engenharia prevê a modernização das rodovias, mas as adequações demandam certo tempo. Seria mais rápido, e até mais político, simplesmente largar asfalto na pista. Mas isso refletiria apenas na conservação dos pneus. Não reduziria os acidentes, nem melhoria a capacidade de tráfego”.
Segurança: “Os efetivos das polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros aumentaram consideravelmente, assim como a frota. Além disso, o Governo está investindo em equipamentos modernos. Uma nova delegacia regional está sendo construída para melhorar o atendimento à população e dinamizar os trabalhos. Mais 20 câmeras de segurança foram instaladas, o presídio masculino foi concluído, e um novo presídio feminino será construído”.
Geração de emprego e renda: \"Disponibilizamos recursos para a compra e desapropriação de terrenos onde empresas poderão se instalar. A Sinotruk, a Novaer Craft, a Âncora e outras empresas representarão um grande impacto na economia local. Os aeroportos de Lages e Correia Pinto estão sendo preparados. O Orion Parque agregará empresas de um dos ramos que mais cresce no mundo (Tecnologia da Informação). O gás natural está subindo a serra e vai chegar aqui. A licitação para a implantação da rede de distribuição de energia subterrânea em várias ruas de Lages está em andamento. ”.
Turismo e Cultura: “O Governo está reformando o Colégio Rosa, é parceiro de projetos culturais e apóia eventos de grande porte, como a Festa Nacional do Pinhão. A melhoria das estradas também valorizará a região”.
Fábio Ramos - Assess. de Imprensa da SDR de Lages