O prefeito Elizeu Mattos recebeu na manhã desta quarta-feira (20/03), em seu gabinete, o presidente da multinacional Vossko Alimentos, que mantém uma unidade fabril em Lages. Dietmar Vosskotter veio diretamente da Alemanha para confirmar os novos investimentos, que até o início do próximo ano vão gerar mais de 150 empregos, entre diretos e indiretos, na fábrica lageana. A visita também serviu para agradecer o apoio que o município tem dado à empresa. “A última vez que fui recebido por um prefeito de Lages foi na época do hoje governador Raimundo Colombo”, lembrou Vosskotter.

Entre os investimentos previstos pela Vossko do Brasil estão a aquisição de um novo forno, que possibilitará o aumento da produção na ordem de 10%, e a construção de uma nova linha de produção, que permitirá a empresa entrar no mercado de peixes empanados. Neste sentido, Vosskotter disse que estão adiantadas as negociações com a Gomes da Costa, empresa do grupo espanhol Calvo. Foi Elizeu, ainda quando deputado estadual, quem aproximou as duas empresas. “Já estamos com todas as autorizações para iniciar a industrialização de empanados de peixe e as obras da nova linha de produção devem começar dentro de quatro meses”, explicou.

O prefeito, por sua vez, ressaltou que sua administração será parceira de todos os empreendimentos que ajudarem no desenvolvimento social e econômico de Lages. Ele citou como exemplo a questão do fechamento do acesso da Vossko com a BR-116, onde foi firmada parceria: a prefeitura vai construir a via marginal até o trevo do acesso norte da cidade e a Vossko fará o asfalto até o portão de entrada da empresa. “O projeto da via marginal já está com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para ser aprovado e então iniciaremos os trabalhos”, revelou Elizeu.

Vossko hoje

Atualmente a Vossko do Brasil produz mensalmente 1,1 mil toneladas de empanados de frango e bovinos, sendo que 90% é exportado basicamente para o mercado Europeu. Os 10% restantes são distribuídos no mercado interno, principalmente para São Paulo. “Temos um grande potencial de crescimento no mercado interno”, comentou o presidente da Vossko, Dietmar Vosskotter.

A Vossko emprega hoje 500 colaboradores e mantém uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do município, por intermédio do Banco do Emprego, para a contratação de novos funcionários. “Estamos com uma política de valorizar e estimular a permanência de nossos colaboradores”, disse o diretor da Vossko do Brasil em Lages, Joachim Gerecht.

Lembrando este novo momento da Vossko, Gerecht destacou que a empresa é uma das patrocinadoras da equipe de futsal do Caça e Tiro/Honolulu/FME. “O clube tem uma ação social muito interessante junto a jovens carentes e vamos apoiar tanto a equipe que disputa o estadual, como este projeto social”, finalizou.

 

Informações Secretaria de Comunicação Prefeitura de Lages