Tudo ocorreu como foi planejado pela Secretaria do Meio Ambiente e o Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comdema) durante a execução do projeto Margem Limpa, domingo (24), marcando a passagem do Dia Mundial da Água. Em pelo menos três horas de trabalho, quatro equipes de voluntários recolheram mais de duas toneladas de lixo.

A concentração das equipes ocorreu às 8h, no ginásio da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Cerca de 160 pessoas participaram, a maioria voluntários. “Este é um evento de conscientização para a causa de defesa do Meio Ambiente e é realizado em março, mês das águas”, ressaltou o secretário do Meio Ambiente, Mushue Hampel.

\"\"

Já de posse de luvas (de couro e borracha) e munidos de sacos plásticos para a coleta do lixo, dentre outros materiais, tais como cordas e garateia (gancho de ferro utilizado pelos bombeiros), partiu-se para a ação, com pessoal de apoio da Defesa Civil cuidando da instalação de cavaletes e fitas de isolamento das áreas às margens da avenida voltadas para o leito do rio Carahá, para que os voluntários pudessem fazer o trabalho de limpeza com segurança.

O que foi encontrado

Entulhos, pneus, restos de madeira e até animais mortos acondicionados em sacos de náilon e descartados dentro do rio. Estes os itens que mais se encontrou nas áreas que margeiam a avenida Belizário Ramos (Carahá). Duas frentes de trabalho, divididas em quatro equipes, percorreram as margens do rio e ambas se encontraram, no final do trabalho, nas imediações da Apae.

As equipes Gralha Azul e Leão Baio partiram da ponte do Caça e Tiro em direção à área central de Lages (por ambas as margens do rio). Já as equipes Araucária e Boi de Botas desceram o rio desde o bairro Triângulo. Utilizou-se nos trabalhos caminhão da coleta seletiva, trator carretinha, caçamba pequena, trator carregadeira, Kombi, camioneta da Defesa Civil, ônibus, mais os veículos Saveiro, Toyota, Gol, Corsa e Santana Quantum.

\"\"

Parceiros do Margem Limpa

O Margem Limpa, ação da Prefeitura de Lages, através da Secretaria do Meio Ambiente e Condema, contou com a participação do 10º Batalhão de Engenheira de Construção (BEC), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Industrial de Lages (Acil), Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação dos Pais e Amigos dos Surdos (Apas), Associação Serrana dos Deficientes Físicos (Asdef), Associação dos Amigos do Autista (Ama), Agentes Mirins de Trânsito, Escoteiros, Desbravadores, Defesa Civil, Polícia Militar Ambiental, Instituto Paschoal Baggio e voluntários.

 

Informações Secretaria de Comunicação Prefeitura de Lages