O município de Lages será o primeiro da Serra catarinense a obedecer a todos os critérios estabelecidos pela Lei número 12.527/2011, a chamada Lei da Transparência. A informação é do auditor geral do Município, Fabiano Henrique da Silva Souza, que desde fevereiro vem trabalhando na coleta das informações para que o município se enquadre nas normas da Lei. “Acredito que ainda em abril todos os dados referentes à prefeitura de Lages estarão disponíveis no site da transparência”, explica.

De acordo com ele, todo o processo para se adequar à Lei da Transparência teve início a partir de um ofício enviado pelo Ministério Público Estadual, solicitando o cumprimento da mesma. “A partir do recebimento do documento,  e com a concordância e vontade do prefeito Elizeu Mattos, iniciamos o processo, que foi dividido em quatro etapas e estamos próximos de concluir a última, dando total transparência ao executivo municipal de Lages”, relata o auditor.

 Salários na internet

A primeira etapa foi a elaboração de um levantamento sobre toda a frota municipal e todo o seu patrimônio existente. Já a segunda se concentrou na área financeira, onde foram levantados todos os dados da parte fiscal, tais como os orçamentos de cada secretaria e o global, as contas públicas e a arrecadação municipal. A terceira foi disponibilizar todos os processos licitatórios, inclusive com acompanhamento diário de seus andamentos.

Segundo Fabiano, a última etapa está em fase final de conclusão e consiste na abertura dos salários de todos os servidores municipais. “Creio que no mais tardar até o início da segunda quinzena de abril todo e qualquer cidadão terá acesso às informações sobre o executivo de Lages, tal qual é determinado pela Lei da Transparência e foi solicitado pelo Ministério Público Estadual”, finaliza.

 Assessoria de Comunic. Social da PML - Fotos: Nilton Wolff