O prefeito Elizeu Mattos e a Secretária da Saúde, Cristina Subtil, reuniram a imprensa em coletiva na tarde desta quarta (27), na prefeitura, onde destacaram as ações desenvolvidas pela pasta nestes primeiros 90 dias  de gestão. Várias atividades foram elaboradas e boa  parte dos problemas encontrados já estão resolvidos.

De acordo com o prefeito, os desafios na saúde estão sendo enfrentados para que nos próximos quatro anos a comunidade encontre a saúde totalmente humanizada.

Elizeu dissse que  para encontrar a solução dos problemas, equipes da Secretaria da Saúde estão realizando um  planejamento conjunto. “Avançamos em alguns quesitos como os exames de raios X, que antes levavam mais de 100 dias para o paciente ter o resultado em mãos e hoje é feito em até uma semana; e muitas ações estão sendo planejadas para que as pessoas encontrem uma saúde diferenciada da realidade da que encontramos. Esta é uma determinação do nosso governo”, garantiu.

\"\"

RESUMO DAS AÇÕES NA SAÚDE: 

 ESPECIALISTAS:

Credenciamento da especialidade de Gastroenterologista (Dr. Romeu Rodrigo), mais um Cardiologista (Dr. Niller Capistrano) e Vascular (Dr. Hamilton Cé) devido à demanda reprimida;

Realização de mutirões aos sábados das seguintes especialidades: oftalmologia – 40 vagas, sendo três sábados consecutivos o equivalente a 120 pacientes; endocrinologia –20 vagas, sendo dois sábados consecutivos, igual a 40 pacientes mensais; e ortopedia – 13 vagas mensais.

O número de pacientes atendidos nestes primeiros três meses:

*Oftalmologia: 360 pacientes;

* Endocrinologia: 120 pacientes;

*Ortopedia: teve início em março e 13 pacientes já foram atendidos.

 CIRURGIAS:

Mutirão da Catarata: havia uma demanda de 431 pacientes na fila. Há pacientes aguardando desde 2007 e até 2012 foram atendidos somente 98 pessoas.

O Hospital de Santo Amaro da Imperatriz foi credenciado e está recebendo, todas as sextas-feiras, 20 pacientes para consulta pré-cirúrgica e 20 pacientes aos sábados para realização da cirurgia, sendo 160 pessoas atendidas mensalmente.

Mutirão de Varizes: será realizado em Lages, no Hospital Nossa Senhora dos Prazeres (HNSP), a partir da primeira semana de abril, demanda de 12 pacientes.

Credenciamento de um grupo de Oftalmologistas para realizarem as cirurgias de catarata e pterígio, em Lages, através de uma clínica credenciada.

 EXAMES RADIODIAGNÓSTICOS COM LAUDO:

Demanda reprimida de 7.471 pacientes, sendo 6.471 na fila do Hospital Tereza Ramos (HTR), 630 no Hospital Infantil Seara do Bem (HISB) e 300 mensais na fila da urgência.

Para resolução destes casos foi credenciado o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres (HNSP), para realização de 40 raios X/dia para urgência, o equivalente a 800 exames mensais. Houve um aumento na cota do Hospital Tereza Ramos (HTR), sendo mais 15 exames de raios X diários para urgência, totalizando 300 exames mensais.

Da fila de 7.471 pacientes, foram atendidos, até esta quarta-feira (27/03), 497 pacientes no Hospital Infantil Seara do Bem, 4.286 no Hospital Tereza Ramos e 1.530 no Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, totalizando 6.313 pacientes que receberam o exame radiodiagnóstico. Nesta gestão, os pacientes, além de realizarem o exame em tempo hábil, já levam o laudo em menos de 10 dias para mostrar na consulta médica.

 MAMOGRAFIA

Recebida a fila com demanda reprimida de 2.800 mulheres desde agosto de 2012, foi credenciada a clínica Diagmed para realização dos serviços; são 15 exames/diários, o equivalente a 300 mensais.

A Secretaria da Saúde possui equipamento para exame de raios X e um mamógrafo, cedidos pelo Hospital Tereza Ramos, e está adquirindo um digitalizador de imagens. A sala para efetuar os exames está recebendo as devidas adequações, enquanto isso, a cota de exames do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres e Hospital Tereza Ramos foi ampliada.

TOMOGRAFIA COM CONTRASTE:

Serão iniciadas no mês de abril as Tomografias com Contraste na clínica IMA, com uma cota mensal de 12exames.

 EMPRÉSTIMO DE ULTRASSONOGRAFIA PARA CIS/AMURES:

A Secretaria de Saúde emprestou o aparelho de ultra-sonografia ao CIS/AMURES, pois este possui médico para fazer o laudo dos exames de ultra-som, em contrapartida a entidade realiza os exames à SMS, mensalmente.

 NEUROCIRURGIA:

Foi reafirmado o convênio com os neurocirurgiões para as cirurgias no Hospital Nossa Senhora dos Prazeres e as consultas de Alta Complexidade, sendo fornecidas 80 consultas mensais.

 HOSPITAL INFANTIL SEARA DO BEM:

Abertura de Farmácia com os medicamentos cedidos pela Secretaria da Saúde para que os pacientes atendidos dentro desta instituição recebam o tratamento adequado.

Abertura de Farmácia suporte dentro do Pronto-Atendimento para solucionar o tratamento dos pacientes ali atendidos a partir de primeiro de abril.

CRIAÇÃO DA CENTRAL DA SAÚDE:

Será locado um setor para centralizar os serviços de atendimento da comunidade lageana, a qual fornecerá no mesmo local para facilitar o atendimento: autorização de raios X, Tratamento Fora do Domicílio (TFD), assistentes sociais e Farmácia Municipal, consultas e exames.

 IMPLANTAÇÃO  DA FARMÁRICA POPULAR TERMINAL:

Será construída uma Farmácia Popular dentro do Terminal Urbano (Transul) para que os pacientes não gastem com transporte e maior acessibilidade farmacêutica.

UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO (UPA):

A UPA será uma estrutura de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências.

A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência (SAMU), que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.

A UPA de Lages deverá ser construída nas imediações da Rodoviária Dom Honorato Piazera. Havia sido assinada a ordem de serviço em 13/03/2010, mas somente agora foi realizada a sondagem do terreno e a previsão de entrega é de 18 meses, ou seja, novembro de 2014.

ACADEMIAS DA SAÚDE:

O Programa Academia da Saúde, criado pela Portaria nº 719, de 07 de abril de 2011, tem como principal objetivo contribuir para a promoção da saúde da população, a partir da implantação de polos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais, atividade física, lazer e modos de vida saudável. A Secretaria da Saúde fez adesão em março para a construção das academias nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Guarujá e Santa Mônica.

OLHAR BRASIL

O Projeto Olhar Brasil propõe-se a atuar na identificação e na correção de problemas de visão dos alunos de escolas vinculadas ao Programa Saúde na Escola (PSE) e dos alfabetizados cadastrados no Programa Brasil Alfabetizado (PBA).

Objetiva contribuir para a redução da evasão escolar e da dificuldade de aprendizagem, bem como por grandes limitações na qualidade de vida causadas pelas doenças que afetam a visão. Realizado a adesão deste município em março de 2013.

PRESTADORES DE SERVIÇOS:

A Secretaria da Saúde está colocando a dívida em dia com os prestadores de serviços referentes a novembro e dezembro de 2012. O pagamento está sendo efetuado em dia na nova gestão.

TRANSPORTE DE PACIENTES:

Aquisição de uma ambulância zero quilômetro para o transporte de pacientes em Tratamento Fora do Domicílio (TFD), com ar condicionado e segurança para as viagens.

Locação de uma Van para o transporte de pacientes que eram deslocados por uma Kombi para atendimento fora do município.

Assessoria de Comunic. Social da PML - Fotos: Nilton Wolff