A goiabeira-serrana (Acca sellowiana Berg) é uma espécie frutífera genuinamente nativa do planalto meridional brasileiro (com maior incidência no Planalto Catarinense) e nordeste do Uruguai.  Foi escolhida como uma das espécies do futuro devido ao grande potencial econômico conferido pelas qualidades intrínsecas de seus frutos, que são apreciados para consumo in natura, bem como para a transformação em sucos , doces, geleias, produtos alcoólicos; além de apresentarem propriedades farmacológicas e nutraceuticas (atividade antibacteriano e antioxidante) . 

\"\"

 As pétalas são carnosas e doces apresentando sabor agradável podendo ser utilizadas para a decoração de pratos, a composição de saladas e de doces. Devido à beleza da sua floração, a espécie também pode ser utilizada como planta ornamental. Porém, mesmo com todo o potencial da espécie, mesmo estando no Brasil a região de maior ocorrência natural da espécie, somos importadores da fruta da Colômbia para atender o mercado nacional.  A Nova Zelândia e a Colômbia são os maiores produtores e exportadores da fruta. 

\"\"

Visando tornar a goiaba serrana uma opção de renda importante para a região serrana e para o Estado de Santa Catarina, a Epagri, através da Estação Experimental de Lages, vem conduzindo projeto de pesquisa iniciado há 12 anos.  Desta forma, através de trabalho minucioso de seleção,  estamos desenvolvendo plantas capazes de produzir frutos de alta qualidade, capazes de atender aos mercados mais exigentes para o benefício de todos. Estamos, acima de tudo, resgatando o valor de uma espécie genuinamente nativa desta região que tem sido valorizada por outros povos e, infelizmente, ainda não por nós!!!

 Eng. Agrônomo Sadi Nazareno de Souza - Pesquisador da Epagri de Lages

Fotos: Gugu Garcia - Revista Visão