O cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) mudou e a Secretaria da Saúde já está entregando o novo modelo aos usuários desde segunda-feira (1). É de plástico, mais resistente, e contém número e código de barras com os dados do paciente. De acordo com o coordenador de Tecnologia da Informação da Secretaria da Saúde, Claiton Camargo de Souza, está havendo a padronização do sistema do Ministério da Saúde em todo o país. “O novo cartão segue todas as premissas e diretrizes do Cartão Nacional de Saúde e a secretaria está oferecendo toda a estrutura para atender os usuários”, afirma.

A apresentação do cartão SUS é indispensável para o paciente marcar consultas, fazer exames, internamento nas unidades hospitalares e pegar medicamentos na Farmácia Básica. “Sem esse documento em mãos, o paciente não pode efetuar nenhuma ação na saúde pública, por isso a sua importância”, explica a responsável pelo Cartão SUS, Indianara Franzoi.

O paciente pode requerer o novo modelo na Policlínica Municipal, das 8h às 12h e das 13h às 17h, sem custos, e é entregue na hora; para realizar o pedido é necessário levar a carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. “Uma só pessoa pode fazer o cartão SUS de seus familiares, desde que traga os documentos dos mesmos”, afirma Indianara.

Para a dona de casa Denise Padilha, a novidade veio em boa hora. “Era complicado lidar com o antigo cartão, já que era de papel e muito fácil de estragar. Agora com este novo modelo, de plástico, facilitará também bastante na sua conservação”, alega.


Informações Secretaria de Comunicação Prefeitura de Lages