Com grande prestigiamento político, tomou posse nesta manhã (05/04), na SDR de Lages, o advogado Gabriel Ribeiro como novo Secretário de Desenvolvimento Regional para a região. Antes do evento, Jurandi Agustini (que há pouco mais de dois anos estava à frente da SDR) e o próprio Gabriel receberam a imprensa para uma coletiva.

\"\"

Em seguida, no pequeno auditório da SDR, aconteceu a posse propriamente dita, com formação de mesa e discursos.

\"\"

Prestigiaram a posse dois secretários de Estado - Paulo César da Costa (presidente da SC-Par - que discursou em nome do Governador Colombo) e Celso Calcagnoto (Secretário do Fundo Social). Além deles também estiveram presentes o presidente da Amures, Pe. Edilson de Souza (Campo Belo), o presidente da Câmara de Lages (Anilton Freitas), a família de Gabriel Ribeiro (pais, esposa e irmã), muitos advogados, outros prefeitos, vereadores e funcionários públicos, além da imprensa.

EDUCAÇÃO, SAÚDE E INFRAESTRUTURA - PRIORIDADES

\"\"

Tanto na coletiva como no discurso de posse, Gabriel Ribeiro enfatizou que sentia-se bastante orgulhoso e prestigiado pelo Governador Colombo por assumir tão importante função. Ele disse que suas prioridades à frente da SDR estarão concentradas em três àreas: educação, saúde e infraestrutura.

Gabriel destacou que as Forças Tarefas serão retomadas e disse que é hora de agilizar uma série de projetos que foram articulados por Jurandi Agustini e que agora precisam ser efetivamente realizados. Entre essas prioridades está a nova ala do Hospital Tereza Ramos, recursos para ampliação do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, revitalização e recuperação de diversas rodovias estaduais, reforma, ampliação e melhorias em inúmeras escolas da região, apoio à atração de novos projetos industriais e que gerem emprego e renda na região, sem esquecer do apoio aos municípios.

Com relação à sua possível candidatura a deputado estadual em 2014, Gabriel Ribeiro desconversou. \"Estamos em 2013, há mais de um ano das próximas eleições. É hora de trabalhar muito pela região e concretizar aquilo que o governador quer para a região - que é acelerar nosso desenvolvimento. Vamos pensar em eleições apenas quando chegar a hora, em 2014\", disse.

\"FIZ O QUE FOI POSSÍVEL DENTRO DAS  LIMITAÇÕES DE RECURSOS\"

\"\"

Sempre humilde e econômico nas palavras, Jurandi Agustini também disse que dentro das limitações de recursos que o Governo do Estado enfrentou em seus primeiros dois anos, fez tudo aquilo que foi possível. \"Agora, com o Pacto por Santa Catarina, estamos numa nova realidade. Os recursos finalmente chegarão para concretizar vários projetos e iniciativas. De minha parte, minha prioridade sempre foi a educação. Se esse setor vai bem, todos os demais acompanham\", disse antes de agradecer especialmente às gestoras da educação estadual. Jurandi deverá assumir cargo de Diretor na Secretaria de Estado da Saúde (fundamental para o \"destravamento\" de projetos prioritários para a região). 

\"\"

Gabriel Ribeiro tem 34 anos. É filiado ao PSD (partido do Governador),  filho do ex-prefeito Décio da Fonseca Ribeiro e de Sandra Sell Ribeiro (que ocupou cargo por muitos anos na SDR de Lages). Ultimamente, trabalhava na Assembleia Legislativa, dando apoio jurídico ao ex-presidente da Assembleia, deputado Gelson Merísio. inicia efetivamente sua jornada à frente da SDR na próxima segunda-feira. A princípio, deverá manter a maior parte da equipe de Jurandi. \"Vamos analisar caso a caso\", disse sobre este assunto.

COSTINHA REPRESENTOU O GOVERNADOR COLOMBO

Paulo César da Costa, representando o Governador Colombo, enalteceu o trabalho de Jurandi Agustini e o preparo de Gabriel Ribeiro, que assume a nova função. Fez um breve relato dos principais projetos em andamento na região, dando destaque para a implantação da Sinotruk e da Novaer Kraft (fábrica de pequenos aviões). \"O momento é de buscarmos uma forte e fundamental união de interesses em benefício da região. Isso já está acontecendo e deverá se intensificar ainda mais\", resumiu.

\"\"

Texto: Loreno Siega - Fotos: Gugu Garcia - Revista Visão